Grupo condutor da RAPS promove encontro de alinhamento com municípios da região Metropolitana

Com o intuito de discutir a política de Saúde Mental vigente e os desdobramentos das ações estratégicas realizadas na região Metropolitana, o grupo condutor da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), da Secretaria da Saúde (Sesa), realizou nessa quinta-feira (07), no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, uma reunião com profissionais da saúde que atuam na linha de frente nos municípios da região. Esse foi o primeiro encontro presencial desde o início da pandemia da Covid-19.
Na ocasião, os participantes compartilharam experiências no processo de acolhimento aos pacientes na Atenção Primária à Saúde (APS) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em cada território. A assistente social de Viana, Líllie Luciane Rohr, apresentou a nova organização e estruturação do serviço na cidade, que desde outubro do ano passado concentra todos os atendimentos relacionados à Saúde Mental na Policlínica. “Essa oportunidade de compartilhar com os colegas nossas vivências é fundamental e eu tenho muita confiança que o pensamento coletivo proporciona muitas mudanças positivas. Por mais que nossas realidades sejam distintas, os desafios são parecidos”, destacou.
Ficou acordado que a equipe estadual visitará os 23 municípios da região Metropolitana de Saúde para que as necessidades sejam expostas pelos técnicos e, com isso, soluções sejam propostas para garantir o melhor serviço ao cidadão.
A referência técnica da RAPS na Região Metropolitana de Saúde, Rose Mary Santana, destacou a importância de promover momentos entre os profissionais que atuam na linha de frente em cada território e como o debate constrói resultados positivos no cotidiano.
“Essas ações são realizadas mensalmente, sendo fundamentais para aproximação dos representantes de cada município e fortalecimento da Rede de Saúde Mental. Além disso, possibilita discussões, atualizações e planejamento de temas específicos para que sejam abordados de forma objetiva para todos”, disse Rose Mary Santana.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges
Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde
Danielly Schulthais
daniellyschulthais@saude.es.gov.br