25/02/2019 09h25 - Atualizado em 25/02/2019 11h06

Grupo de palhaços levou alegria e realizou doação de sangue no Hemoes

Na manhã do último sábado (23), o Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) recebeu uma visita muito especial. Com narizes vermelhos e o sorrisos nos rostos, membros da ONG Sorrisalhaços-ES, formado por voluntários que levam alegria em forma de música e brincadeiras em hospitais, asilos e orfanatos na Grande Vitória, foram pela primeira vez ao local para doar vida.

A ação é parte da campanha Palhaço Sangue Bom, idealizada por eles, que tem como objetivo incentivar a população a doar sangue e se tornar um doador permanente, além de ajudar a manter o estoque de sangue abastecido para a semana do Carnaval.

De acordo com o presidente da ONG e idealizador da ação, Aucleir Amorim, o Dr. Keké, nesta época de Carnaval, a exemplo do período de férias, os hemocentros brasileiros têm uma baixa significativa no estoque de sangue, em torno de 20% a 30%.

Segundo ele, um dos motivos do afastamento dos doadores é a quantidade de festas carnavalescas que acontecem nos próximos dias em todo o país. No entanto, é nesse mesmo período que podem aumentar o número de acidentes de trânsito e a necessidade de sangue para os pacientes nos hospitais.

Do grupo de palhaços doadores, seis possuem tipo sanguíneo O+, quatro A+, três B+, três O-,  dois A-, e um é AB+.

De acordo com o coordenador da campanha, Walter Neves Andrade, conhecido como Dr. Filé, a ação também deu início às comemorações do primeiro ano da ONG, que acontece em março.

“O grupo tem cerca de 60 pessoas e completa um ano em março e a gente queria fazer algo para conscientizar as pessoas e marcar este primeiro aniversário. Temos vários doadores no grupo e a partir deste primeiro momento, vamos tentar manter uma periodicidade de ir ao local pelo menos a cada três meses realizar a doação”, disse.

 

Conheça o Sorrisalhaços-ES

O grupo de voluntários foi criado em 12 de março de 2018, com a finalidade de atuar em hospitais, asilos, creches, orfanatos, escolas e demais instituições, levando alegria e descontração através da arte do palhaço.

O Sorrisalhaços-ES conta hoje com 60 voluntários, e já está com expectativa de aumentar este número a partir de março, quando será iniciado a capacitação de uma nova turma, realizada por psicólogos e assistentes sociais. Com esses profissionais essa nova turma irá aprender sobre importância de escutar o paciente, o olhar, e orientações sobre infecção hospitalar.

Atualmente, o grupo realiza visitas regulares no Hospital Estadual e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora Glória (HINSG) e Hospital da Polícia Militar (HPM), em Vitória, e no Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica, além de instituições no interior do Estado.

“Nosso grupo de palhaços não é apenas para fazer palhaçada. Levamos alegria às pessoas nos hospitais, mas queremos fazer mais, agora com a doação de sangue”, disse Walter.

 

Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

 

 

Onde doar

– Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7920 / 7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 7 às 19h (cadastro do doador encerra às 18h20).

 

– Unidade de Coleta a Distância da Serra

Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20).

 

– Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3264-6000 / 3264-6019 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 12h30).

 

– Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3717-2801 – Rua Cassiano Castelo, s/nº, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 12h30).

 

– Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-7957 – Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 12h30).

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard