19/01/2023 16h23 - Atualizado em 19/01/2023 16h52

Grupo de trabalho vai analisar ampliação do atendimento no Hospital Maternidade São Camilo

Foto: Léo Júnior

Um grupo de trabalho formado por técnicos da Secretaria da Saúde (Sesa), da Prefeitura de Aracruz e do Hospital Maternidade São Camilo vai elaborar um diagnóstico sobre a necessidade e a viabilidade para a expansão do atendimento e dos serviços ofertados pela unidade. O encaminhamento foi feito, nessa quarta-feira (18), durante a visita do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, e do secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, à unidade.

Eles foram recebidos pelo superintendente do Hospital Maternidade São Camilo, Rubens Felix, e pelo presidente da Associação Vidas, Etore Cavallieri.

“O Hospital São Camilo já é a principal referência para Aracruz, Ibiraçu, João Neiva e Fundão. A região é muito importante e está em desenvolvimento, a cada dia, com um trânsito maior de pessoas. A visita nos possibilitou conhecer melhor todo o esforço, trabalho e dedicação desenvolvidos no hospital. Saímos daqui com a perspectiva de melhorias e ampliações para garantir a melhor assistência em saúde aos cidadãos”, ressaltou o vice-governador Ricardo Ferraço.

Atualmente, são investidos pelo Governo do Estado R$ 5.130.532,16 anuais, em 18 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e em dez leitos da Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC), para a realização dos serviços assistenciais aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. Além disso, são repassados outros R$ 420 mil anuais para o incentivo à ala de urgência ortopédica.

“Esse é um hospital de referência para atendimentos de média complexidade na região, que trata o paciente com excelência, cuidado e de maneira humanizada. O nosso objetivo, enquanto Governo, é acompanhar o desenvolvimento e as necessidades do hospital, sempre traçando novas estratégias de aperfeiçoamentos para ofertar a melhor assistência e garantir a continuidade do desenvolvimento da saúde na região”, pontuou o secretário Miguel Duarte.

O Hospital Maternidade São Camilo conta com 168 leitos e recebe pacientes na área do pronto-socorro geral e trauma, clínica médica, cirurgia geral, ortopedia e maternidade de risco habitual. Ao todo, são ofertadas 12 especialidades médicas, realizando mensalmente quase 2,5 mil atendimentos (pronto-socorro, internações, cirurgias e partos). Na oportunidade, foram a apresentados os novos equipamentos adquiridos, como mamógrafo digital, arco cirúrgico e tomógrafo computadorizado de 16 canais.

“A visita dessa quarta-feira (18) foi um marco para o nosso hospital e para a região de Aracruz. Nosso desejo, nossa intenção é de que todo o cidadão tenha a oportunidade de ser tratado igualmente. Agradecemos ao vice-governador Ricardo Ferraço e ao secretário Miguel Duarte pela presença e por todo o apoio nessa evolução, que, repito, será um marco para a saúde de toda a nossa região”, comemorou Etore Cavallieri.

Assessoria de Imprensa da Vice-Governadoria

Léo Júnior

(27) 99999-9422

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos/ Daniel Borges / Mike Figueiredo