Guarapari e Viana inauguram salas de teleconsultas nesta sexta-feira (14)

Mais dois municípios capixabas passaram a oferecer atendimentos por teleconsultas no Espírito Santo nesta sexta-feira (14). Por uma iniciativa da Secretaria da Saúde (Sesa), na oferta de teleconsultas, foi a vez dos municípios de Guarapari e Viana, da Região Metropolitana de Saúde, iniciarem a estratégia que visa facilitar o acesso a consultas especializadas e reduzir a necessidade de deslocamentos.
A sala de teleconsulta em Viana fica localizada na Policlínica do município. Em Guarapari, as teleconsultas acontecem no Centro Municipal de Saúde. Para este primeiro dia de atendimento, foram ofertadas em Viana teleconsultas em neurologia em Viana e em urologia, em Guarapari.
Presente no início das atividades, o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann reforçou a importância da adesão de todos os 78 municípios nesta estratégia estadual. “Falar isso repetidamente é muito importante porque a Secretaria da Saúde está inovando ao oferecer esse serviço que não só vai evitar os deslocamentos dos pacientes que a partir de agora serão atendidos em seu próprio município, evitando longas viagens até a Grande Vitória, mas, principalmente, contribuir para diminuir o tempo de espera dos usuários do Sistema Único de Saúde por uma consulta com médicos especializados, que podem fazer o atendimento independentemente de sua localização geográfica”.
Em Viana, o lançamento das teleconsultas aconteceu pela manhã desta sexta-feira (14) e contou com a presença do prefeito Wanderson Bueno e da secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Jubini. Em Guarapari, o início se deu na parte da tarde, e estiveram presentes o prefeito Rodrigo Borges; a secretária de Municipal de Saúde, Larissa Maria Santório Pereira Nicolau; e vereadores.
O secretário Tyago Hoffmann pontuou ainda, durante os encontros, que o uso da tecnologia e da inovação a favor da saúde é um caminho sem volta, e que o uso da teleconsultas não compromete a qualidade e humanização nos atendimentos. “A teleconsulta é um passo muito importante, porque vai favorecer pacientes que moram em lugares mais remotos que também passarão a ter médicos especializados para atendê-los remotamente e com a facilidade de retornos em um espaço de tempo menor. É bom destacar que a teleconsulta não compromete a qualidade e a humanização do atendimento e nem a comunicação entre médico especialista e paciente”.
Para os 23 municípios que compõem a Região Metropolitana de Saúde estão previstos ainda a oferta de mais especialidades médicas, conforme o lançamento das salas, como teleatendimentos em angiologia adulto; cardiologia adulto e pediátrica; dermatologia adulto; gastroenterologia adulto; neurologia adulto; ortopedia adulto e pediátrica; otorrinolaringologia adulto e pediátrica; psiquiatria adulto e urologia adulto. Todas as teleconsultas são agendadas por meio do Sistema de Regulação.
“A teleconsulta representa a saúde capixaba mais próxima do cidadão. Conversando com os pacientes que já foram atendidos por meio da teleconsulta desde seu lançamento no CRE Metropolitano, em fevereiro, percebemos uma ótima aceitação, mesmo por parte da população mais idosa, que normalmente não tem muita afinidade com a tecnologia. Eles destacam justamente o fato de não precisarem enfrentar horas de estrada para chegar na Grande Vitória, esperar o horário de sua consulta para ser atendido e voltar para casa só à noite. E colocam como ponto positivo esse atendimento próximo de onde moram e que depois da consulta podem voltar para os seus afazeres de casa e do trabalho. Isso, realmente, é um ganho enorme”, frisa o superintendente da Regional Metropolitana de Saúde, Alexsandro Vimercati.
Além do CRE Metropolitano já instalaram salas de teleconsulta os municípios de Marechal Floriano; Domingos Martins; Vila Velha; Viana; e Guarapari. Estão previstas, ainda, as inaugurações para este mês de março das salas de teleconsulta de Venda Nova do Imigrante; Santa Maria de Jetibá; Laranja da Terra; e Aracruz.
As fotos da visita à sala de teleconsultas em Guarapari podem ser acessadas neste link. Já as fotos da visita à sala de Viana, estão neste link.
Primeiros atendimentos e percepções
A senhora Amavia Inez da Silva, moradora de Viana, foi a primeira paciente a ser atendida por teleconsulta com neurologista no município e falou um pouco sobre a sua experiência. “Estou muito satisfeita, já estava esperando ser atendida por um neurologista a cerca de um ano. Agora, vim aqui e consultei, uma profissional muito boa e já estou aqui com as receitas. Eu consegui explicar detalhadamente o que vem acontecendo comigo, foi muito fácil. Acho que ninguém vai ter problema, é como fazer um vídeo”, disse a paciente.
Já em Guarapari, o primeiro atendimento em urologia por teleconsulta foi realizado no paciente Fernandino Rodrigues Pinheiro, que estava acompanhado da esposa Joceny Neves. “Achei interessante a consulta, foi bem tranquilo, não senti dificuldade. O médico fez várias perguntas e fui dizendo o que senti. Passou os remédios e exames para realizar. Depois de pronto, voltarei para o retorno”.
A esposa dele contou que quando recebeu o telefonema informando sobre a consulta ficou muito feliz, pois estava aguardando há um tempo. “Confirmamos o comparecimento, mas pensei que teríamos que ir até Cariacica, até que minha filha disse que seria aqui em Guarapari e foi uma surpresa. Achei esse método muito bom, para mim é a mesma coisa que presencial”, disse Joceny Neves.
Itapemirim zera fila para atendimentos em nefrologia e psiquiatria por meio das teleconsultas
Ainda nesta sexta-feira (14), o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, visitou o município de Itapemirim, que compõe a Região Sul de Saúde para acompanhamento dos atendimentos de teleconsulta na cidade. O município iniciou a estratégia ainda em fevereiro e já conseguiu zerar a fila de pacientes que aguardavam por um atendimento nas especialidades de Nefrologia e Psiquiatria.
Acompanhado do prefeito da cidade Geninho Bechara, o secretário visitou o espaço onde as teleconsultas são realizadas. As salas ficam localizadas nos Polos de Atendimento de Telemedicina, dos Centros de Especialidades Médicas de Itaipava e Mãe Bilú (Vila).
“O Governo do Estado tem investido para garantir atendimento à população e isso tem gerado resultados já em curto prazo. Aqui em Itapemirim, o município que foi um dos primeiros a aderir a esse sistema, a gente já zerou filas em nefrologia e psiquiatria, e vamos avançar para outras especialidades”, comemorou Hoffman.
Para a superintendente Regional Sul de Saúde, Samilla Coelho Figueira, esse serviço reforça o compromisso do Governo do Estado em garantir atendimento para todos. “É um trabalho conjunto do Governo do Estado com os municípios, que têm empenhado os seus esforços para comunicar aos pacientes de suas regiões as vantagens da teleconsulta e como esse serviço vem ao encontro das necessidades da população”, ressaltou.
Em Itapemirim, são duas salas destinadas à teleconsulta, que contam com a oferta de cardiologia adulto, endocrinologia adulto, endocrinologia pediátrica, nefrologia adulto, ortopedia adulto, ortopedia pediátrica, psiquiatria adulto, psiquiatria pediátrica, reumatologia adulto, urologia adulto e urologia pediátrica.
As fotos da visita às salas de teleconsultas de Itapemirim estão neste link.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde
Rachel Martins
rachelmartins@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Sul de Saúde
Greice Kelly Ferreira
greicesantos@saude.es.gov.br