Hemocentro Regional de São Mateus coleta 65 bolsas de sangue em Nova Venécia

Em uma ação que envolveu diversos parceiros, o Hemocentro Regional de São Mateus, por meio da coleta externa, conseguiu coletar 65 bolsas de sangue em Nova Venécia. A ação aconteceu no último sábado (16), na Unidade Básica de Saúde Felismino Bonomo (antiga UPA), mobilizando 81 doadores com agendamento prévio.
Para as coletas externas, que acontecem em média duas vezes por mês, o Hemocentro Regional de São Mateus leva os equipamentos, com capacidade de receber até três doações simultâneas. O processo inicia com uma triagem pelo médico responsável e é acompanhado nas fases seguintes por enfermeiros e técnicos de Enfermagem.
O médico Bruno de Oliveira, diretor-técnico do Hemocentro, adiantou que a próxima ação está marcada já para esta terça-feira (26), em Montanha. Além disso, em setembro, no dia 27, atendendo ao desejo dos doadores, o Hemocentro Regional de São Mateus estará aberto das 7h às 12h, em uma campanha especial para receber os mateenses. A data foi escolhida estrategicamente, visto que uma semana antes a cidade estará comemorando 481 de colonização.
O sangue coletado no norte capixaba é processado no próprio Hemocentro Regional de São Mateus e, em até dois dias, já é disponibilizado para utilização. A maior parte abastece o Hospital Estadual Roberto Silvares (HRAS), unidade de referência de urgência e emergência na região, e também outros hospitais da região Norte de Saúde. Se houver excedente e por demanda, uma parte pode ser enviada à Região Metropolitana.
Mais fotos da ação em Nova Venécia neste link.
Sobre doação de sangue
O diretor-técnico do Hemocentro, Bruno de Oliveira, informou que o processo completo de doação de sangue dura em média 30 minutos, sendo que a coleta do sangue propriamente não costuma passar de 7 minutos. Após a doação, o doador recebe um lanche e, em caso raro de ter alguma intercorrência, recebe atendimento médico imediato.
O profissional explicou que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, já que passa por fracionamento em quatro componentes: concentrado de hemácias, plaquetas, plasma, criopreciptado.
Bruno de Oliveira detalhou também que com a participação de órgãos públicos e da sociedade regional, as coletas regulares e extraordinárias têm sido suficientes para atender o norte capixaba. As coletas externas acontecem com mobilização principalmente de prefeituras e também de organizações sociais, incluindo igrejas. Ele reforçou: “a doação de sangue é um ato de amor ao próximo, fundamental para salvar vidas.”
Serviço:
. Veja quem pode doar sangue, clicando AQUI
. Veja os locais em que você pode doar sangue, clicando AQUI
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Gilmar Henriques