26/06/2024 13h57

Hemocentro Regional de São Mateus inicia atendimentos aos sábados

Em busca de atender a uma necessidade dos usuários e garantir o aumento de captações para manter o estoque de bolsas de sangue em nível ideal, o Hemocentro Regional de São Mateus passará a receber doadores de sangue e também para registrar doadores de medula óssea aos sábados. Os atendimentos serão feitos em um sábado por mês, totalizando seis datas até o final do ano.

A unidade funcionará nos dias 27 de julho, 10 de agosto, 14 de setembro, 19 de outubro, 9 de novembro e 14 de dezembro. Nesses dias, o horário de atendimento será das 7h às 12h. Para fazer a doação, o voluntário deve comparecer na unidade até 11h20.

O Hemocentro Regional de São Mateus fica localizado da  Av. Othovarino Duarte Santos km 02 S/N, ao lado do Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS). Durante a semana, o funcionamento vai de segunda a sexta-feira, das 07h às 16 horas, com cadastro do doador encerrando às 15h20.

Demanda dos doadores e importância do fluxo constante de doação

O objetivo da ação é garantir o aumento de captações para manter o estoque de bolsas de sangue equilibrado. Isso porque, alguns hemocomponentes têm a validade de apenas uma semana, sendo necessário ter um fluxo de doações constante, além de dar comodidade ao voluntário que trabalha durante a semana e não consegue ir ao Hemocentro em horário comercial.

De acordo com o diretor-técnico do Hemocentro Regional de São Mateus, Bruno de Oliveira, a unidade faz um trabalho constante de captação de doadores por ligações e mensagens. Com esse contato, foi feito um levantamento de disponibilidade desses voluntários para retornarem para doação e foi verificada a necessidade de abertura aos sábados para atender esse público.

“Nós ligamos e mandamos mensagem, em média, para 300 pessoas por semana. Sempre pegamos o motivo delas não poderem agendar um horário para fazer a doação. Vimos que tinha uma demanda grande de gente que não conseguia ir durante o horário comercial, mas tinham disponibilidade de ir aos sábados. Então, decidimos organizar esses horários extras para atender essas pessoas e aumentar as captações”, explicou Oliveira.

Atendimento Hemocentro Regional de São Mateus aos sábados

Datas: 27 de julho; 10 de agosto; 14 de setembro; 19 de outubro; 9 de novembro; e 14 de dezembro

Horário: das 7h às 12h. Para fazer a doação, o voluntário deve comparecer na unidade até 11h20

Onde doar

Além do Hemocentro Regional de São Mateus, confira outros endereços dos hemocentros para realizar a doação de sangue. Lembrando que o cidadão pode agendar a doação pelo site https://hemoes.es.gov.br/ ou pelo aplicativo Gota de Vida, disponível de forma gratuita para celulares e tablets, por meio das lojas App Store e na Google Play: https://app.gotadevida.icepi.es.gov.br/.

Hemoes – Centro Estadual Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos do Espírito Santo (Hemoes)

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória-ES

Contato: (27) 3636-7920 / (27) 3636-7942 / hemoes@saude.es.gov.br

Horário: todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h (cadastro do doador encerra às 18h20).

Hemocentro Regional de Colatina

Endereço: Rua Cassiano Castelo S/N, Centro, Colatina (Em frente ao Hospital Silvio Ávidos e ao lado da Secretaria Municipal de Saúde de Colatina).

Contato: (27) 3717-2800/ (27) 3717-2808/ hemocentrocolatina@saude.es.gov.br

Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20).

Hemocentro Regional de Linhares

Endereço: Avenida João Felipe Calmon, n° 1.305, Centro, Linhares (Ao lado do Hospital Rio Doce).

Contato: (27) 3264-6000 / hemoes.linhares@saude.es.gov.br

Horário: Segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20).

Unidade de Coleta do Município da Serra

Endereço: Av. Eudes Scherrer de Souza, S/N - Laranjeiras, Serra-ES (Anexo Hospital Dório Silva).

Contato: (27) 3218-9429/ hemoes.serra@saude.es.gov.br

Horário: Segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20).

Para ser doador, o voluntário deve apresentar documento original com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo a primeira doação de sangue realizada até os 60 anos, pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde, não estar em jejum e aumentar a ingestão de líquidos no dia da doação. Para mais informações, acesse: https://hemoes.es.gov.br/quem-pode-e-quem-nao-pode-doar

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Luiza Marcondes