14/11/2018 17h00 - Atualizado em 16/11/2018 08h00

Hemoes comemora Dia Nacional do Doador de Sangue com semana de atividades

Para celebrar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, no dia 25 de novembro, o Hemoes de Vitória e os hemocentros regionais de Linhares, Colatina e São Mateus programaram várias atividades. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue para a vida de muitos que são atendidos nos serviços de saúde.

No Hemoes em Vitória, a programação contará com grupos de doadores durante toda a semana. O coral infantil do Serviço de Engajamento Comunitário fará apresentação na quarta-feira (21), às 9h; e na quinta-feira (22), quem se apresenta é a banda “Jessi & Band”, às 9h. Na sexta-feira (23), às 8h, um grupo de estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom João Batista da Mota e Albuquerque, Serra, farão doação de sangue e o estudante Miquéias de Jesus Vieira irá cantar rap falando sobre a importância do ato de doar.

No sábado (24), o Hemoes receberá às 10h o grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que fará apresentação musical; e no domingo (25), o Hemoes receberá o mascote da Acacci, o Acaccinho, durante toda a manhã para interação com doadores.

A Guarda Municipal de Vitória fará apresentações teatrais na terça-feira (20) e no sábado (24), das 9h às 11h, e das 15h às 17h, na Praça de Eucalipto, com a peça “Anjo e Morte”. O objetivo da peça é refletirem sobre os cuidados no trânsito, pois muitas vítimas de acidentes de trânsito perdem sangue e precisam desse ato de generosidade da população.

Para a diretora técnica do Hemoes, Rachel Costa, essa ação, sem dúvida, ajuda a abastecer o estoque do banco de sangue, visto que as doações caem nessa época do ano, em decorrência das férias e festividades de fim de ano. No entanto, o objetivo maior das atividades que serão realizadas é agradecer a contribuição dos doadores, que durante todo o ano ajudam a salvar a vida de milhares de pessoas. “Esperamos retribuir com um pouquinho de carinho a solidariedade dos doadores de sangue”, comentou.

No interior

Durante a semana, as unidades do Hemoes em Linhares, Colatina e São Mateus irão funcionar no horário de sempre, das 7h às 12h30, com cadastro de doadores até as 12h30. No sábado (24), apenas a unidade de São Mateus irá abrir, das 7h às 12h30.

No hemocentro regional São Mateus, a unidade vai estar toda decorada durante a semana para recepcionar os doadores e abrirá especialmente no sábado com uma programação especial. No Hemoes de Linhares, além da decoração, durante a semana terá atrações musicais e participações especiais da Maçonaria, Igreja Adventista, Igreja Batista, colaboradores do Hipercasagrande, alunos do Ifes e do Sesi, Grupo Agentes da Alegria e motoristas do Brasil Go.

O Hemoes de Colatina receberá na segunda-feira (19) um grupo de amigos caracterizados de super-heróis que irá fazer doação de sangue. Na oportunidade será entregue aos doadores de rotina uma homenagem escrita pelos receptores de hemocomponentes e por seus familiares, mostrando que os cidadãos comuns são os “super-heróis da vida real”. A unidade também receberá decoração para comemorar a data.

Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

 

Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 7h às 19h (cadastro do doador encerra às 18h20).   

19/11 (Segunda-feira)

- Distribuição de adesivos para carros durante todo o dia;

- Grupo de Estudantes da Escola Adventista de Vitória fará doação voluntária de sangue às 14h30.

20/11(Terça-feira)

- Distribuição de adesivos para carros durante todo o dia;

- Apresentação da Guarda Municipal de Vitória, da peça “Anjo e Morte”, das 9h às 11h e das 15h às 17h, na Praça de Eucalipto.

21/11 (Quarta-Feira)

- Distribuição de adesivos para carros durante todo o dia;

- O coral infantil do Serviço de Engajamento Comunitário (Secri) fará apresentação às 9h;

22/11 (Quinta-Feira)

- Distribuição de adesivos para carros durante todo o dia;

- Apresentação da banda “Jessi & Band”, às 9h.

23/11 (Sexta-Feira)

- Distribuição de adesivos para carros durante todo o dia;

- Grupo de estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom João Batista da Mota e Albuquerque, Serra, fará doação voluntária de sangue e o estudante Miquéias de Jesus Vieira irá cantar rap falando sobre a importância do ato de doar 8h.

24/11 (Sábado)

- Distribuição de adesivos para carros durante todo o dia;

- Apresentação da Guarda Municipal de Vitória, da peça “Anjo e Morte”, das 9h às 11h e das 15h às 17h, na Praça de Eucalipto;

- Apresentação musical do Grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 10h.

25/11 (Domingo)

- Distribuição de adesivos para carros durante todo o dia;

- Café da manhã fornecido pela Igreja Universal;

- Presença do mascote da Acacci, o “Acaccinho”, durante toda a manhã;

- Café da tarde fornecido pela Igreja Universal;

- Grupo de doadores da Igreja Universal.

Hemocentro Regional de Linhares

Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 12h30).

19 a 24/11

- Haverá atrações musicais e participações especiais da Maçonaria, Igreja Adventista, Igreja Batista, colaboradores do Hipercasagrande, alunos do Ifes e do Sesi, Grupo Agentes da Alegria e motoristas da empresa Brasil Go.

Hemocentro Regional de Colatina

Rua Cassiano Castelo, s/nº, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 12h30).

19/11 (Segunda-Feira)

- Um grupo de amigos caracterizados de super-heróis e irão fazer doação de sangue.

19 a 24/11

- Será entregue aos doadores de rotina uma homenagem escrita pelos receptores de hemocomponentes e por seus familiares, mostrando que os cidadãos comuns são os “Super-heróis da vida real”.

Hemocentro Regional de São Mateus

Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 12h30).

24/11 (Sábado)

- Abrirá das 7h às 12h30 com programação especial.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard