25/11/2022 12h00 - Atualizado em 25/11/2022 12h58

Hemoes realiza ações no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

A secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes), realiza, nesta sexta-feira (25), várias ações em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

Há sete anos o enfermeiro Felipe Lino da Silva, de 31 anos, decidiu ser doador voluntário de sangue, sua decisão foi tomada quando alguns de seus colegas de trabalho lhe explicaram a importância em ser doador de sangue. Logo de início, Felipe sentiu que seria uma forma de ajudar o próximo e proporcionar uma recuperação paciente que precisa da ajuda de um doador voluntário.

“Penso que, por não conhecer esse paciente, não me limito a parentesco ou ideais, mas sim ao amor ao próximo. Em meio a tantas situações difíceis que vivemos, podemos ser luz na vida de outros, ser um auxílio em momentos de dificuldade. Acredito que essa foi umas das decisões mais certas que tive na vida”, disse.

A diretora geral do Hemoes, Marcela Murad, ressalta que o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue tem um grande propósito. “Essa iniciativa de comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, é muito benéfica para reforçar na sociedade a importância de ser um doador de sangue. É uma forma de sensibilizar as pessoas, contar histórias a sociedade sobre como um gesto pode mudar a vida das pessoas, além de estimular quem já doou em algum momento a se lembrar da importância de retornar com as doações e que com uma simples doação podemos ajudar a salvar vidas”, explicou Marcela Murad.

Ser doadora de sangue nunca passou pela cabeça da dona de casa Gracyleide Perini, de 59 anos, até que, aos 28 anos, enquanto trabalhava, ouviu num programa de rádio, um comentário de que há alguns dias o banco de sangue em Vitória estava precisando de doadores. Foi aí, que ela decidiu que seria sua vez de fazer a diferença na vida de outra pessoa.

“Naquele momento senti vontade de ir doar sangue. Eu não tinha noção de como seria, mas fui. Após essa primeira doação, tive uma sensação de dever cumprido e foi aí que nasceu o desejo de ser doadora. Hoje, há 31 anos doando vida, alegria e esperança ao próximo, eu me sinto feliz, é um sentimento de dever cumprido. Não sei bem explicar, mas me faz muito bem. Doar sangue é simples, fácil, eu dou o que recebo de graça, é uma forma de agradecer a Deus pela minha vida!”, afirmou.

Foi com o intuito de ajudar amenizar a dor da irmã de uma amiga que sofria com um tumor, que aos 19 anos, o profissional de Educação Física, Fabricio Pimentel dos Santos, hoje com 40 anos, realizou sua primeira doação de sangue. Segundo ele, assim que soube da procura dos familiares por doadores, ele se propôs a doar um pouco do seu.

“Foi um momento único que marcou minha vida, e desde então, continuei com as doações espontâneas, em especial, quando me solicitam, mesmo sem saber para quem, estou disponível para as doações. Me sinto muito bem quando eu faço a doação. Poder ajudar alguém de uma certa forma isso não tem preço, final o sangue tem que circular”, destacou.

Ações no Hemocentro

Na sexta-feira (25), acontecerão algumas ações a partir de 08h, no Hemocentro Coordenador situado na Avenida Marechal Campos, 1468, em Maruípe, Vitoria, que terá início com um café da manhã para os doadores. Em seguida, haverá doações de sangue de grupos voluntários do IFES, Santa Maria de Jetibá e um grupo da Igreja Assembleia de Deus.

Além disso, às 09 horas, o hemocentro fará a entrega de certificados de “Doador Amigo do Hemoes” aos doadores presentes no Hemoes Vitória.

Às 10h, o Hemocentro contará com a presença de representantes de algumas Escolas de Samba da Grande Vitória, que vão realizar doações de sangue.

As ações contam também com as doações dos grupos de animação Super Amigos, Palhacinha Trancynha e parceiro Dionis, além do Palhaço Didico, que estarão realizando a doação de sangue e animando o dia dos doadores.

Já nos demais Hemocentros, haverá decoração especial em homenagem aos doadores.


Segundo Marcela Murad, essa data em especial o hemocentro aproveita para agradecer e para homenagear a todos os doadores de sangue, além de conscientizar a população que ainda não doa, sobre a importância em ser um doador assíduo, capaz de ajudar a salvar muitas vidas, ressaltou.

 

Estoque

O estoque de sangue do Hemocentro de Vitória, nesta quarta-feira (23), contava com 112 bolsas de sangue A+, e 0 bolsas de sangue A-. Já do tipo sanguíneo AB, estão reservadas 27 bolsas de AB+, e 0 bolsas de sangue AB-. Quanto ao tipo sanguíneo B, o estoque tem 57 bolsas de B+, e 6 Bolsas de B-. No estoque, também há 149 bolsas de sangue O+ e 2 bolsas de sangue O-.

No Hemocentro de Vitória, a média de bolsas de sangue necessárias para atender às demandas por um período de quatro dias é de:  100 bolsas de sangue A+ e 12 de sangue A-. Para o sangue AB+, o ideal seria de 4 bolsas e AB- também de 4 bolsas. Já para o sangue B+, o ideal é que tenha disponíveis 36 bolsas e para o B-, 4 bolsas. Do sangue O+, seriam necessárias 152 e do O-, 24 bolsas disponíveis.

 

Seja um doador regular de sangue

Qualquer cidadão que sinta o desejo de doar sangue poderá ser tornar um doador regular, desde que esteja em boas condições de saúde. Além disso, existem alguns pré-requisitos para ser um doador de sangue, são eles:

- Ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias (de 16 a 17 anos com autorização do responsável legal);
- A primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. 
- Pesar mais de 50 kg;
- O doador não deve doar em jejum;
- Após o almoço, aguardar pelo menos 3 horas;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não ter tido parto ou aborto há menos de 3 meses;
- Não estar grávida ou amamentando;
- Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;
- Não ter piercing em cavidade oral ou região genital;
- Não ter feito endoscopia ou colonoscopia há menos de 6 meses;
- Não ter tido febre, infecção bacteriana ou gripe há menos de 15 dias;
- Não ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas, transmissíveis por transfusão (Hepatite após 11 anos, Hepatite B ou C, doença de Chagas, Sífilis, Aids, HIV, HTLV I/II);
- Não ter visitado área endêmica de malária há menos de 1 ano;
- Não ter tido malária;
- Não ter diabetes em uso de insulina ou epilepsia em tratamento;
- Não ter feito uso de medicamentos anti-inflamatórios há menos de 3 dias (nesse caso se a doação for de plaquetas).

 

Onde doar

Para a realização da doação de sangue, o cidadão pode entrar em contato ou se dirigir aos endereços dos Hemocentros abaixo:


Hemocentro Coordenador (Hemoes Vitória)
Avenida Marechal Campos, 1468, Maruípe, Vitoria ES
CEP: 29.047-105
Tel.: (27) 3636-7920 / (27) 3636-7942
E-mail: hemoes@saude.es.gov.br
Horário Administrativo: Segunda-feira a sexta-feira das 07h às 17h.
Doações: Todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados das 07h às 18h20.

Unidade de Coleta de Sangue da Serra

Endereço: Av. Eudes Scherrer de Souza, S/N - Laranjeiras, Serra-ES (Anexo Hospital Dório Silva).

Tel. (27) 3218-9429

Funcionamento: Segunda-feira à sexta-feira, das 07:00 h às 11:20h e de 13:00h às 15:20h

Hemocentro Regional de Colatina
Rua Cassiano Castelo S/N, Centro, Colatina (Em frente ao Hospital Silvio Ávidos)
CEP: 29.700-060
Tel.:  (27) 3717-2810 | (27) 3717-2800
E-mail: hemocentrocolatina@saude.es.gov.br
Horário Administrativo: Segunda-feira a sexta-feira 07h às 16h.
Doações: Segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 16h20.

Hemocentro Regional de Linhares
Avenida João Felipe Calmon, n°1305, Centro, Linhares (Ao lado do Hospital Rio Doce)
CEP: 29.900-010
Tel. (27) 3264-6000 | (27) 3264-6019
E-mail: hemoes.linhares@saude.es.gov.br
Horário Administrativo: Segunda-feira a sexta-feira 07h às 16h.
Doações Segunda-feira à sexta-feira, das 07h às 12h e das 13h às 16h20.

Hemocentro Regional de São Mateus     
Av. Othovarino Duarte Santos km 02 S/N, Res. Park Washington-São Mateus/ ES
CEP: 29.938-015
Tel. (27) 3767-7954 | (27) 3767-7960
E-mail: hemoes.saomateus@saude.es.gov.br
Horário Administrativo: Segunda-feira a sexta-feira 07h às 16h.
Doações: Segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 16h20.

Para mais informações acesse o site do Hemocentro: https://hemoes.es.gov.br/

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard