31/05/2023 16h25 - Atualizado em 31/05/2023 16h26

Himaba celebra alta de paciente recém-nascido após 5 meses de internação

Nesta quarta-feira (31), equipes do Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, celebraram a alta de Davi Gabriel Marques, que nasceu prematuro e passou por cuidados durante 145 dias na unidade, gerenciada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa).

Ao som de um violino tocado por Ícaro Almeida, o fonoaudiólogo-geral do Himaba, os colaboradores da unidade se reuniram no corredor com balões, cartazes de incentivo e agradecimento para recepcionar a mãe do paciente, Anna Mikely Marques, e o pequeno Davi.

O bebê nasceu em janeiro com apenas 32 semanas, após cesariana de urgência, em virtude do descolamento de placenta. “Foi muito difícil, vivendo um dia de cada vez e trabalhando a paciência. O Davi é um milagre de Deus e foi cuidado com tanto carinho e atenção por todos os funcionários do hospital. Ele passou por tanta coisa nesses 145 dias e vai agora para casa. É muita alegria poder levar ele para o nosso cantinho”, contou Anna Mikely.

A enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Himaba, Amanda Damasceno, contou que o bebê nasceu com gastrosquise, um defeito congênito da parede abdominal. Em três dias de vida passou, por duas cirurgias para correção. “Ele é um vitorioso. Nasceu com 1.850 quilo ficou muito tempo entubado, bem grave. Foi bem difícil a introdução alimentar. Agora em maio ele chegou a ter uma parada cardíaca. Estamos muito felizes em vê-lo indo tão bem para casa”, disse.

O diretor-técnico do Himaba, Emilio Mameri, afirmou que a instituição sempre comemora as vitórias dos pacientes. “O Davi estava conosco há quase 5 meses, passando por diversos setores do hospital. Nossos colaboradores vibravam com cada melhora. Foi um momento muito emocionante para todos. Estamos muito felizes com esse encantamento de nossos colaboradores em humanizar e acolher, ainda mais, cada atendimento que realizamos”, completou.


Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)

Pedro Sarkis

pedro.sarkis@institutoacqua.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard