18/05/2020 11h22

Himaba comemora Dia Nacional de Doação de Leite Humano e convoca doadoras

Nesta terça-feira (19) é o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Para comemorar a data, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis, distribuiu mini frascos de álcool gel para as mamães que fizeram a doação nesta semana. A lembrancinha foi entregue durante a coleta do leite materno nas residências das doadoras.

Como o número de mães que doam registrou queda nas últimas semanas, o Himaba está convocando aquelas que estão amamentando, mas ainda não fizeram a sua doação. Nesse período de pandemia, o estoque está bem abaixo dos 70 litros de leite por semana necessários para atender à demanda interna dos bebês prematuros ou de baixo peso, internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin). Por isso, é importante que as mães continuem fazendo a sua doação.

A responsável técnica pelo Banco de Leite do Himaba, Angélica Carvalho, lembra que a data anteriormente era celebrada em 1º de outubro. “Somente com a Lei nº 13227, de dezembro de 2015, instituindo o dia 19 de maio como Dia Nacional de Doação de Leite Humano houve a unificação entre os países da Rede Global de Bancos de Leite. Isso trouxe força para a campanha e esperança para os bebês que estão internados nas Utis neonatais”, explicou.

Ela falou ainda sobre a importância da amamentação. “O leite humano é mais que alimento, é remédio e amor em forma fluida. Precisamos agradecer imensamente às nossas doadoras, que mesmo nessa época, em que todos estão precisando ficar em casa, abrem as portas para a nossa coleta domiciliar. Para as mães que estão em casa, saudáveis e que percebem que têm excesso de leite, se puderem doar, queremos que saibam que é seguro. Tomamos todas as precauções para proteger a saúde da doadora e sua família. Aguardamos o telefonema daquelas que puderem ajudar”, disse Angélica Carvalho.

Como doar no Himaba

Provisoriamente, o atendimento externo está sendo feito das 8h às 17 horas. Para doar, basta a mãe estar em fase de amamentação, o bebê em aleitamento exclusivo, e entrar em contato pelo telefone (27) 3636-3151, com a equipe do Banco de Leite Humano, que dará todas as orientações sobre os procedimentos para a coleta e armazenamento do leite. A coleta pode ser feita pelo Himaba na residência da lactante uma vez por semana, em dia e horário agendados.

Em tempos do novo Coronavírus, as mães doadoras não podem ser portadoras da Covid-19 ou terem contato com o vírus. E, é importante que garantam toda higienização antes, durante e após o processo de extração de leite.

A fim de garantir os cuidados e segurança das mães que já são doadoras ou queiram doar, a Secretaria da Saúde (Sesa) divulgou a Nota Técnica COVID-19 N° 33/2020 com orientações para a doação de Leite Materno aos Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano durante a pandemia do Novo Coronavírus. Para ter acesso à Nota Técnica, clique aqui

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Sesa.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
SyriaLuppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
(27) 3636-3187

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard