04/04/2024 08h00

Himaba completa 22 anos batendo recordes e promovendo melhorias na assistência hospitalar infantil capixaba

Nesta quinta-feira (04), o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) completa 22 anos de existência, com muitos desafios, superações e melhorias. O último ano marcou a história do hospital com o maior número de atendimentos da história, sendo mais de 141.883 pacientes em 2023, bem como uma coleção de metas batidas, recordes e novidades para a saúde pública capixaba.

Para o diretor-geral do Himaba, Cláudio Amorim, a parceria entre a Secretaria da Saúde (Sesa) e o Instituto Acqua transformou o trabalho do hospital, com foco em acolher, cuidar e valorizar a vida de todos que procuram o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves.

“Atendemos 78 municípios capixabas e outros estados. Para isso, criamos soluções estratégicas para a melhoria e humanização do trato com o paciente, visando não somente salvar vidas, mas também a promover a dignidade e o bem-estar para quem mais precisa. Um exemplo disso é a criação de um 0800 para a marcação de consulta, acabando com as longas filas de espera que existiam antes”, afirma Cláudio Amorim.

Atualmente, o hospital conta com a conquista de dois importantes selos de qualidade: o “Selo de Hospital Amigo da Criança”, um selo do Ministério da Saúde e o “Selo de Hospital Seguro”, e está passando por uma grande obra de ampliação, com a previsão de mais crescimento para os próximos anos, por meio da ampliação dos 182 leitos, o que deve levar o hospital para 410 leitos, se tornando o maior hospital materno-infantil do País.


Fortalecimento de ações de humanização do atendimento

Desde abril de 2021, o Himaba ampliou a oferta de ambulatório em 50%, trouxe a inovação da telemedicina com 600 consultas por mês, abriu mais 60 leitos pediátricos, uma nova sala cirúrgica e uma nova sala de manutenção. Entre outras novidades, como a reforma da parte interna do hospital; a criação do laboratório de análises clinicas com microbiologia; a criação da área de vivência do ambulatório para acompanhantes e pacientes terem conforto e apoio.

Além disso, uma destaque para a criação da equipe de Humanização, que promoveu diversas ações para o paciente, como cineminha, cão-terapia, implantação de duas brinquedotecas, instalação da classe hospitalar que educa as crianças internadas para não haver perda de conteúdo programático escolar, implantação do programa de voluntariado com mais de 300 voluntários, assistencial espiritual com visita de instituições religiosas, musicalização para pacientes de longa permanência e implantação do coral Himaba.

No início de fevereiro deste ano, a direção do Himaba recebeu a coordenadora da Associação de Mães de Autistas da Serra, Lucia, que apresentou aspectos de humanização para as mães de crianças autistas.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Caroline Bastos
caroline.bastos@institutoacqua.org.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard