25/08/2021 20h30

Himaba é selecionado para participar de projeto do Ministério da Saúde

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha e sob gestão do Instituto Acqua, é uma das 204 instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) selecionadas para participar do projeto “Saúde em Nossas Mãos”, desenvolvida pelo Ministério da Saúde e que tem por objetivo reduzir a infecção hospitalar nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A unidade passará, nos próximos dois anos, a receber o suporte técnico, educativo e metodológico do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). Com esta iniciativa, a expectativa é de que pelo menos 30% das infecções hospitalares relacionadas à assistência de saúde no setor de terapia intensiva sejam erradicadas.

Para a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Himaba, Beatriz Junqueira, o resultado da imersão no programa é um aumento significativo do número de vidas salvas e economia de recursos, afinal, os profissionais são lembrados a todo momento da importância de seguir as práticas de segurança e otimização.

“Os colaboradores envolvidos vão ganhar bagagem extensa de informação ao participarem de iniciativas como esta. Como toda programação é voltada para a prevenção, isso inibe futuros problemas e, consequentemente, o investimento em tratamentos para revertê-los”, informou a profissional.

Integram o Proadi-SUS: Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital da Beneficência Portuguesa, Hospital do Coração, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio Libanês. Cada instituição vai acompanhar um grupo composto por 34 unidades de saúde e designar profissionais para contribuir com o aprendizado das equipes. O Himaba terá suporte do Hospital Israelita Albert Einstein.

Esta não é a primeira vez que o Himaba é selecionado para participar de um projeto ligado ao Proadi-SUS. Em 2019, esteve no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), sob a assistência do Hospital Moinhos de Vento, referência em Porto Alegre e que integra a lista de Hospitais de Excelência do programa de apoio. Já em 2020, foi selecionado para o Lean, de iniciativa do Hospital Sírio-Libanês, voltado para a otimização dos setores de urgência e emergência dos hospitais públicos e filantrópicos, melhorando os fluxos e fortalecendo as atividades.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)

Thaís Tomazelli

thais.tomazelli@institutoacqua.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard