14/11/2024 15h55

Himaba é único Hospital Amigo da Criança do Espírito Santo

Nesta quinta-feira (14), o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), gerenciado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), conquistou o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Atualmente, é o único hospital capixaba com o reconhecimento do título nacional, que avalia as melhores práticas hospitalares.

De acordo com o Ministério da Saúde, criador do selo de qualidade, os hospitais reconhecidos precisam cumprir requisitos, como: os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além de promover o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, e garantir livre acesso à mãe e ao pai, permitindo a permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas; e cumprir a Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes (NBCAL).

Para avaliar o cumprimento desses critérios, a equipe do Ministério da Saúde realizou entrevistas com profissionais do hospital e com pacientes, acompanhando, presencialmente, procedimentos como a realização de partos e de consultas médicas. Além disso, também foram avaliadas a realização de treinamentos com profissionais da unidade para a realização e a atualização das melhores práticas hospitalares.

Para Cláudio Amorim, Emílio Mameri e Vanuza Guasti, diretores do Himaba, esta foi uma conquista conjunta graças à gestão estratégica do hospital e ao trabalho dedicado da equipe assistencial. “Trabalhamos com foco na humanização e eficiência, entendendo sempre a importância de oferecermos não somente um atendimento de qualidade, mas dignidade e respeito à população. E a conquista do selo é a prova disso, um marco para a saúde pública capixaba”, disse Amorim.

A médica e presidente do Comitê de Aleitamento Materno do Himaba, Angélica Carvalho, relatou que o hospital tem o compromisso de manter um atendimento cada vez mais humanizado para a mãe e seu bebê. “Entendemos nosso compromisso com as famílias que passam pelo Himaba. Agora, mais do que nunca, desejamos ser referência para outros hospitais infantis e maternidades do Espírito Santo e de todo o Brasil. Nossa equipe está focada em oferecer o melhor para a saúde pública”, ressaltou.

O diretor-presidente do Instituto Acqua, Samir Siviero, reiterou a política institucional e agradeceu cada profissional. “Hoje, o Instituto Acqua gerencia 40 unidades de saúde pelo Brasil. Temos em nosso DNA a sensibilidade para questões e práticas de humanização. E o Himaba tem apresentado esse compromisso de trabalhar com seriedade para a população. Parabenizo cada um pela conquista e carrego a certeza de que seguiremos com novos avanços”, pontuou o gestor.

Diferenciais do Hospital Amigo da Criança

Dados do Ministério da Saúde comprovam diversos benefícios para a população em um Hospital Amigo da Criança, como é o Himaba:

- Bebês que nascem em um Hospital Amigo da Criança têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto;

- O contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento, a amamentação na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, e o alojamento conjunto também ocorrem com mais frequência em Hospitais Amigos da Criança;

- A duração média do aleitamento materno exclusivo (oferta apenas de leite materno para a criança até o 6º mês de vida) em crianças que nasceram nesses hospitais foi de 60,2 dias, contra 48,1 dias em crianças que não nasceram em um Hospital Amigo da Criança;

- Nascer em hospitais com o título aumenta em 9% a chance de o recém-nascido ser amamentado na primeira hora de vida. 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Caroline Bastos
caroline.bastos@institutoacqua.org.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard