17/03/2023 17h00

Himaba está com novo e-mail para o Banco de Leite Humano. Saiba qual é e ajude neste gesto que salva vidas

O Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, está com novo e-mail para contato. A partir de agora, para falar com a equipe, o endereço é bancodeleite.himaba@institutoacqua.org.br. O Himaba mantém gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A amamentação é fundamental para os bebês. O leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes necessários. Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.

Atualmente, conforme indica a supervisora de enfermagem do Banco de Leite da unidade, Gisele Helena Silva, o estoque conta com 13.500 litros de leite, porém, ainda é baixo. Para atender à necessidade das crianças, são necessários, em média, 70 litros de leite por semana. "Para doar, basta a doadora ser saudável, não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação, e apresentar exames laboratoriais recentes, realizados no período de 6 meses", afirmou.

Para Emilio Mameri, diretor-técnico do Himaba, a conscientização das mães para este ato de amor é essencial. "Doar leite materno humano é um gesto que salva vidas. Se você está amamentando, seja doadora e ajude a quem precisa".

Como doar no Himaba
O Banco de Leite Humano funciona diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, sempre das 7h às 16h. Para doar, basta entrar em contato pelo telefone (27) 3636-3151, ou via e-mail, bancodeleite.himaba@institutoacqua.org.br, onde a doadora receberá todas as orientações da equipe do Banco de Leite Humano, sobre os procedimentos para a coleta e armazenamento do leite.

A retirada dos frascos com leite coletado pela mãe pode ser feita pelo Himaba na residência da lactante uma vez por semana, em dia e horário agendados.

Orientações para doação:

- Escolha um frasco de vidro com tampa plástica (do tipo café solúvel);- Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa;
- Em seguida, coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);
- Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secagem de boca para baixo em um pano limpo;
- Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue;
- Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa.
- Você poderá usar quando estiver seco.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos/ Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br


Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Paula Leão / Pedro Sarkis
paula.leao@institutoacqua.org.br / pedro.sarkis@institutoacqua.org.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard