08/07/2020 18h12

Himaba fecha primeiro semestre com 97,78% de satisfação dos usuários

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis, fechou o primeiro semestre de 2020 alcançando o percentual médio de 97,78%, referente à satisfação dos usuários, segundo pesquisas realizadas diariamente pelo setor de Qualidade/Ouvidoria. Ao todo, 3.287 pessoas foram entrevistadas de janeiro a junho deste ano. 

Com o início da pandemia, as pesquisas eram realizadas por meio de abordagens presenciais no próprio hospital e passaram a ser feitas por telefone, no número indicado pelo usuário no cadastro do paciente. A equipe de pesquisa faz as perguntas, por telefone, aos acompanhantes e pacientes diariamente. 

A pesquisa possui questionamentos, como agilidade no atendimento, cortesia/clareza dos médicos, limpeza, alimentação, conforto da roupa de cama, entre outros. São avaliados ainda os serviços de apoio, como fisioterapia, nutrição, laboratório, psicologia, serviço social e raio-x. 

Desde que assumiu a gestão do Himaba, em novembro de 2019, o Instituto Gnosis promoveu mudanças em diversos setores na busca de prestação de serviços de qualidade ao usuário do hospital. A pesquisa ajuda a identificar a necessidade de possíveis melhorias nos processos assistenciais. 

De acordo com o diretor-geral do Himaba, Sergio Rua, o elevado índice de satisfação é motivo de orgulho de toda equipe.  

“Hoje, tivemos o orgulho de receber o consolidado do índice de satisfação dos usuários do Himaba nesses últimos seis meses, que fazem parte da gestão do Instituto Gnosis. Com grande alegria, percebemos que, desde o início, obtivemos um excelente índice, o que é um grande feito. Com o passar dos meses, conseguimos implantar processos que melhoraram substancialmente a qualidade da assistência e que se traduziram em uma elevação constante dos índices de satisfação, demonstrando o reconhecimento da qualidade dos nossos serviços pela sociedade”, explicou o diretor.

 

Ouvidoria Himaba 

Mesmo com a pandemia, a Ouvidoria segue em funcionamento diário, inclusive aos finais de semana e feriados, respeitando o distanciamento recomendado e as orientações de higiene e limpeza. É o setor responsável pelo acolhimento para receber, examinar e encaminhar, aos setores competentes, todas as sugestões, reclamações, críticas, elogios e denúncias realizadas presencialmente, ou por telefone,  no contato (27) 3636-3121, ou por e-mail ouvidoria.himaba@institutognosis.org.br

Neste ano, um dos elogios registrados na Ouvidoria foi o da acompanhante Elaine de Souza Ferreira Campo. “Quero parabenizar a equipe do pronto-socorro pelo atendimento e cuidado com os pacientes e acompanhantes, mesmo em meio a essa pandemia, todos têm exercido com excelência e dedicação as suas funções”, afirmou.

 

O Himaba  

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves

(Himaba)

comunicacao.himaba@institutognosis.org.br

(27) 3636-3187

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard