Himaba ganha Raio X digital e aumenta a precisão dos diagnósticos médicos
.jpeg?v=638735790587323080)
Na manhã desta terça-feira (12), o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), começou a utilizar um equipamento de raio x digital, tecnologia avançada para o diagnóstico de várias doenças, em suas rotinas de trabalho.
O novo equipamento, que chegou ao hospital na semana passada, radiografa as imagens das estruturas internas do corpo e imediatamente envia essas imagens para o profissional médico que fez a solicitação, no consultório ou no local onde o paciente está sendo atendido. Isso melhora a rotina de trabalho na unidade hospitalar, gerando mais agilidade, eficiência e rapidez nos atendimentos.
O técnico em Radiologia do hospital, Edcarlos Mendonça, destacou que o equipamento moderniza o atendimento e diagnóstico dos usuários e agiliza o trabalho de médicos e técnicos. “O paciente vem, faz a radiografia e a imagem é gerada diretamente para o médico que realiza o atendimento”, explicou.
A diretora técnica, Patricia Helena, destacou o aumento da qualidade na imagem e precisão dos diagnósticos médicos proporcionados pela utilização do exame digital.
“O principal benefício de uma radiografia digital é o fato da agilidade no resultado do exame e a segurança do paciente de não precisar ficar repetindo o exame, expondo-se à radiação. Além disso, o médico tem mais possibilidades de trabalhar na imagem pois, se a imagem está mais escura, é possível clareá-la. É possível também ampliar essa imagem possibilitando sanar qualquer dúvida que possa surgir durante a verificação do exame”, afirma a médica.
Outra importante mudança no serviço, é que no raio X digital não é necessário a utilização de placas ou revelação de filmes. Sendo assim, em comparação com o método tradicional, o método digital não passa pelo processo de revelação, já que não faz uso de filmes dotados de produtos químicos muitas vezes tóxicos para que a imagem seja colocada na folha de acetato. Isso permite uma abordagem mais ecológica que não acarreta prejuízos para o meio ambiente, e não coloca em risco a saúde dos profissionais que atuam no serviço e nem dos pacientes expostos à radiação.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)
E-mail: comunicacao.himaba@igh.org.br
Tel: (27) 3636-3187