16/06/2022 11h00

Himaba implanta novo sistema de radiologia com visualização de imagem em 2,5 segundos

Com a continuidade da implementação de novas tecnologias que agilizam o atendimento e trazem mais comodidade aos usuários do Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, gerenciado pelo Instituto Acqua, a unidade hospitalar acaba de implantar o moderno detector de Raio-X digital DXD DR, que capta imagem e a disponibiliza na tela do computador em apenas 2,5 segundos.

Além da agilidade, a ferramenta reduz em 20% o nível de radiação emitido durante a realização do exame, conferindo mais segurança tanto para os pacientes quanto para os profissionais de radiologia.

Na Radiologia Computadorizada – CR (radiologia computadorizada em que as placas de fósforo são expostas à radiação e depois digitalizadas em aparelhos de scanner), utilizada anteriormente, a duração média do procedimento era de cinco minutos por paciente, enquanto que, com o atual sistema digital, a permanência na sala será de aproximados um minuto e meio.

No novo equipamento, a imagem é enviada para o PAC’s (servidor de imagens) da instituição e o médico tem acesso imediato ao material. Esse dispositivo pode armazenar até 200 imagens localmente para uso contínuo, mesmo quando uma conexão wi-fi não estiver disponível, com a transmissão finalizada assim que a conexão for estabelecida.

Antes da substituição do sistema analógico pelo digital, no dia 1º de junho, os colaboradores do setor de radiologia passaram por treinamento para compreender a nova tecnologia e absorverem o passo a passo operacional da máquina.

O coordenador do setor de radiologia do Himaba, Aloisio Antônio Batista Cunha, pontuou que esse é um importante avanço para o hospital e que, com a rapidez oferecida pelo Raio-X digital DXD DR, a expectativa é de que o número de atendimentos aumente em 30%.

“Entre pacientes internos e externos, aqueles encaminhados de outras unidades, com o dispositivo anterior, vínhamos registrando uma média de três mil exames mensais. Para os próximos meses, a expectativa é assistir até quatro mil crianças e adolescentes. Um investimento que vem para somar, com toda certeza. A qualidade de imagem é bem superior, com aprimoramento de detalhes, contrastes, nitidez, e outros fatores, o que torna o diagnóstico ainda mais confiável e ágil”, explicou Cunha.

O diretor-geral do Hospital Infantil de Vila Velha, Fabio Diehl, ressaltou a importância de agregar recursos tecnológicos a todos os campos de atuação da unidade de saúde, partindo da gestão, com a ferramenta de Power BI, aos setores médicos e assistenciais.

“Os recursos humanos podem e devem ser potencializados com aparatos de ponta. Acompanhamos a evolução da medicina e, pouco a pouco, trazemos essas inovações para melhor acolher as crianças e os adolescentes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Recentemente, atualizamos nossos focos cirúrgicos, investimos na teleconsulta e agora chegamos ao setor de radiologia. Um ano se passou desde que o Instituto Acqua assumiu a gestão do Himaba e, mesmo com muitos planos a serem colocados em prática, vemos o quanto evoluímos neste período. É o trabalho de toda a equipe em evidência”, destacou Fábio Diehl.

Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos/ Daniel Borges / Mike Figueiredo

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Thaís Tomazelli
thais.tomazelli@institutoacqua.org.br