18/02/2020 17h36

Himaba inicia implantação do projeto ‘Lean nas Emergências’

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, deu os primeiros passos, nesta segunda-feira (17), para a implantação do projeto “Lean nas Emergências”, do Ministério da Saúde. Dois consultores do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, parceiro no projeto, estão no Himaba até esta terça-feira (18) para promover as intervenções que têm como objetivo reduzir a superlotação dos serviços de urgência e emergência.

O "Lean" faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, e trabalha para melhorar processos com base no tempo, assegurando fluxos contínuos e eliminando desperdícios e atividades de baixo valor agregado. Na tradução livre, "Lean" em português quer dizer "enxuto". Com o projeto "Lean" nas emergências, é possível reduzir a burocracia, retrabalho, etapas desnecessárias e gastos excessivos e, com isso, aumentar o acesso, promover agilidade, satisfação, eficiência e controle de riscos.

O Himaba foi selecionado entre hospitais de todo o Brasil para participar dessa 4ª fase do projeto. Na saúde, a aplicação do Lean vem sendo apontada como uma solução inteligente para várias situações crônicas do ambiente hospitalar, como longos períodos de espera, baixo giro de leitos, erros nos processos, baixa qualidade no atendimento e demais problemas envolvendo as equipes e processos dos hospitais.

O pediatra emergencista do Sírio-Libanês, Marcelo Pedreira, está no Himaba para a implantação do projeto. Ele já participou na aplicação do conceito em hospitais de todo o Brasil e acredita que a nova concepção será bem-sucedida aqui. “A filosofia Lean reduz desperdícios na nossa vida e otimiza o tempo com que a gente trabalha com as coisas, de maneira que o trabalho rende mais. Nosso objetivo aqui é fazer com que o hospital adquira essa cultura”, explicou.

Os consultores apresentaram um diagnóstico operacional do Himaba e estão analisando as estratégias de fluxo do Himaba juntamente com os coordenadores de todos os setores. Ainda na tarde desta segunda-feira, os dois profissionais percorreram toda a unidade para conhecer in loco as áreas e o funcionamento do atendimento.

“É um trabalho de parceria. Não adianta a gente vir e tentar aplicar ferramenta, mostrar toda a tecnologia para vocês, se a equipe não estiver engajada. Quando a gente fala toda equipe, é toda equipe mesmo, desde a pessoa que faz a limpeza até o diretor médico. É uma mudança de cultura”, afirmou a especialista no projeto Lean, Angela Souza.

A fase de acompanhamento in loco dura em média seis meses. Após esse período, a equipe controla os resultados por mais 12 meses para garantir a manutenção das melhorias introduzidas.

A diretora técnica do Himaba, Cristina Abreu, está confiante nas mudanças que virão com a implantação do Lean. “Vamos organizar o fluxo dentro do hospital e assim minimizar o tempo de resolução e espera do paciente na unidade”, afirmou.

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br


Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves
(Himaba)
comunicacao.himaba@igh.org.br
(27) 3636-3187

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard