01/08/2016 10h40

Himaba inicia semana de aleitamento materno nesta segunda (1º)  

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba) abre a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno nesta segunda-feira (1º) com uma exposição dialogada sobre a relação entre amamentação e sustentabilidade, tema discutido mundialmente, este ano, pelos serviços de saúde voltados para mães e bebês. 

A coordenadora do Banco de Leite Humano do hospital, Rosa Maria Negri, vai apresentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e mostrar de que forma a amamentação pode contribuir para uma vida futura melhor no planeta. Os ODS foram definidos no ano passado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e deverão orientar as políticas de cada país e a cooperação internacional nos próximos quinze anos. 

Rosa Maria ressalta que apesar de não estar entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o aleitamento materno aparece como um fator importante para o alcance de muitos deles, a exemplo dos objetivos que dizem respeito à eliminação da fome, à garantia de boa saúde e bem-estar para todos e ao consumo e à produção sustentáveis. 

“Na amamentação, o alimento vai direto para o consumidor, ao passo que o consumo de leite processado industrialmente envolve gasto de água e geração de poluentes tais como embalagens”, detalha a coordenadora. Ela revela que no preparo de uma mamadeira, por exemplo, são gastos em torno de 5 litros de água para preparar o leite e para lavar e esterilizar a mamadeira e demais utensílios. 

Segundo Rosa Maria, o desmame desnecessário ainda é elevado, em parte porque, na sociedade moderna, perdeu-se a tradição familiar da amamentação. Na avaliação dela, ainda que as mães queiram o melhor para seus bebês e tenham conhecimento de que o seu leite é importante para a criança, existe uma distância entre o saber e a prática, e muitos são os fatores que ainda não contribuem para que a mãe mantenha essa relação tão importante com o bebê. 

“Nesse contexto, os bancos de leite têm um papel muito importante, pois quando a mãe tem dificuldade, ela precisa de suporte para não deixar de amamentar. O Brasil é o país que tem a maior rede de bancos de leite, e, inclusive, exporta essa tecnologia para outros lugares”, complementa a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha.

 

Encerramento 

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha encerra a Semana Mundial de Aleitamento Materno junto com o Banco de Leite do Hospital das Clínicas (Hucam), no domingo (07), no Parque Botânico da Vale, em Vitória. O encontro, promovido pela Sociedade Espírito-Santense de Pediatria, acontecerá das 9h às 12h e será aberto para participação de todas as mulheres que estão amamentando. 

“Estamos no Agosto Dourado. E por que dourado? Porque a amamentação é o padrão ouro da alimentação da criança, ou seja, é o alimento mais importante até os dois anos de vida. No encontro de encerramento, haverá oficina de parto, vamos ensinar as mães a darem banho nos bebês e conversar também com as avós”, conta Rosa Maria, que também é presidente do departamento de aleitamento materno da Sociedade Espírito-Santense de Pediatria.

 

Programação da Semana de Aleitamento Materno no Himaba

Segunda-feira :

10h: Exposição Dialogada – “Amamentação: presente saudável, futuro sustentável”

Local: Auditório

Público: Funcionários

Terça-feira:

9h: Roda de Conversa sobre Amamentação

Local: Auditório

Público: Mães da Maternidade, Utin, Utip, Pronto-socorro e Pediatria

Quinta-feira:

15h: Apresentação do vídeo do Método Canguru e Roda de Debate

Local: Auditório

Público: Funcionários do hospital e representantes das unidades básicas de saúde

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Texto: Juliana Rodrigues

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard