24/08/2020 16h25 - Atualizado em 24/08/2020 16h38

Himaba promove semana de combate ao fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo acontece neste sábado (29). Para marcar a data, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis, vai promover durante toda esta semana ações de conscientização e abordagens a colaboradores e acompanhantes de pacientes. O objetivo é sensibilizar para os danos causados pelo tabaco.

Nesta segunda-feira (24), um mural com a composição do cigarro e suas consequências foi montado pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho do Himaba (Sesmt), na área verde do hospital. O painel trazia uma reflexão com a frase “No futuro você desejaria ter parado hoje!”. A equipe fez ainda a abordagem das pessoas que passavam pelo local.

A enfermeira do Trabalho Leticia Biasutti explicou que a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) motivou ainda mais a equipe a fazer a campanha, já que o tabagismo também é fator de risco para a Covid-19. “Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença. Resolvemos fazer essa campanha para as pessoas observarem que mudando esse hábito de fumar, terá grandes ganhos na qualidade de vida. Quanto mais a pessoa fuma, menos tempo de vida terá”, afirmou.

Segundo o “Painel Covid-19”, da Secretaria da Saúde (Sesa) no Espírito Santo, com dados desse domingo (23), os pacientes confirmados com a doença que se declaram fumantes apresentam uma letalidade de 9,7%, enquanto a média estadual é de 2,9%. 

A enfermeira Rita de Cássia Nascimento, gestora da Central de Material e Esterilização (CME) do Himaba, ficou nove dias internada, devido ao Coronavírus. Ela conta que fumou por 25 anos, mas largou o vício há dois anos e isso teria sido fundamental para sua recuperação. “Para a minha felicidade não tive lesão pulmonar pior por que tinha parado de fumar. Sem cigarro, meu paladar é muito melhor, consigo fazer caminhadas sem ficar com falta de ar, e contribuiu bastante para a melhora da minha saúde. Venci a Covid duas vezes, já que me curei e não tive sequelas”, comemorou. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Os fumantes são acometidos com maior frequência por infecções, como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose. Além disso, o consumo do tabaco é a principal causa de câncer de pulmão e importante fator de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), entre outras doenças.

 

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019 pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação

Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
comunicacao.himaba@institutognosis.org.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard