02/10/2023 13h30 - Atualizado em 03/10/2023 10h23

Himaba promove terapia com cães para pacientes do setor de Saúde Mental

Foto: Divulgação/Himaba

No último sábado (30), equipe de Saúde Mental do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, ganhou três reforços: Maria Flor, Logan e Otto, cãezinhos que fizeram a alegria das crianças internadas no setor. A iniciativa “Cão Terapeuta” inicia as atividades no hospital, que é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), levando conforto a pacientes e estimulando a recuperação.

Logan e Maria Flor são da raça Spitz, já Otto é um husky siberiano e vão permanecer até uma hora com as crianças, que devem brincar e abraçar os cães, aliviando a sensação de estar em ambiente hospitalar. Criado pela assistente social Clara de Souza, o projeto nasceu da vontade de levar mais leveza ao tratamento dos pacientes.

“É um prazer imenso fazer esse trabalho. Tem pacientes que nem visitas recebem e nós que levamos essa companhia para eles. Os cães levam alegria, são acolhedores e aliviam a angústia. Quando a gente abraça um cachorro, nos sentimos melhores. E essa mesma sensação que queremos dividir com os pacientes e os colaboradores do Himaba”, afirmou a idealizadora.

O setor de Saúde Mental conta atualmente com 10 leitos de internação. Para Rosiel Vitorino, coordenador assistencial do Setor de Saúde Mental do Himaba, as atividades com a função de diminuir estresses causados pela internação se tornam essenciais. “A cão terapia vem como forte aliada na recuperação psicológica dos pacientes, apesar de muitas pessoas entenderem essa atividade como lazer e diversão acaba se tornando aliada no projeto terapêutico dos pacientes”, destacou.

Emilio Mameri, diretor-técnico do hospital, destaca a importância de ações no cuidado com os pacientes. “Nosso objetivo é humanizar cada vez mais nossos atendimentos e um trabalho multidisciplinar com nossas equipes, levando alegria e carinho para os nossos usuários. Há estudos científicos que já mostram como a Cão Terapia traz benefícios diretos na recuperação. Uma ação lindíssima e que vem para somar aos esforços da assistência”, disse.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Pedro Sarkis
pedro.sarkis@institutoacqua.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard