Himaba realiza 2º Simpósio de Prematuridade e reforça ‘Método Canguru’ no cuidado neonatal
O Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA), localizado em Vila Velha, realiza, no próximo dia 14 de novembro, a 2ª edição do Simpósio de Prematuridade, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Vila Velha, a partir das 8h. O evento tem como objetivo conscientizar e atualizar os profissionais de saúde sobre o Método Mãe Canguru (MMC), técnica humanizada voltada ao cuidado de recém-nascidos prematuros e de baixo peso.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de forma on-line neste link até o dia 10 de novembro ou até o limite de vagas.
A responsável técnica pelo Banco de Leite Humano do Himaba e coordenadora estadual do ‘Método Canguru’, Angélica Carvalho, ressaltou a importância da capacitação das equipes de saúde.
“O método canguru é um trabalho de interdisciplinaridade. É fundamental nos mantermos atualizados para proteger a saúde do neném e amparar a família no delicado momento do nascimento de uma criança prematura”, destacou a médica.
Segundo o Ministério da Saúde, o ‘Método Canguru’ é considerado a abordagem mais adequada para atenção ao recém-nascido (RN) pré-termo ou de baixo peso, especialmente para aqueles que necessitam de internação em Unidade Neonatal. O método engloba um conjunto de ações destinadas à qualificação do cuidado ao recém-nascido e sua família.
Referência estadual na aplicação do método, o Himaba é atualmente o único hospital capixaba aprovado para receber o selo nacional “Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)”, que avalia boas práticas hospitalares, entre elas destacam-se o incentivo ao contato pele a pele e o apoio ao aleitamento materno, preconizados no ‘Método Canguru’.
Mês da prematuridade
Em novembro, o calendário da saúde ganha uma nova cor: o roxo. A Lei nº 15.198/2025 instituiu o Novembro Roxo, mês de conscientização sobre a prematuridade em todo o país. Em Vila Velha, o Himaba abraça essa causa há mais de uma década, promovendo o vínculo afetivo entre mães e bebês e incentivando a amamentação, pilares fundamentais do cuidado neonatal humanizado.
Em 2024, 127 bebês prematuros nascidos na unidade foram assistidos pelo ‘Método Canguru’. Até outubro deste ano, outros 97 bebês e famílias já haviam sido acompanhados na prática.
Benefícios a curto e a longo prazo
Revisão científica publicada pela Cochrane Library apurou que a aplicação da posição canguru está associada à redução do risco de mortalidade, infecção hospitalar ou sepse, hipotermia e tempo de internação.
Outro estudo, publicado em 2017 e conduzido na Colômbia, revelou que, aos 20 anos, jovens que foram bebês prematuros participantes do ‘Método Canguru’ demonstraram menos agressividade, impulsividade e comportamentos antissociais. O levantamento sugere que o contato pele a pele pode favorecer o desenvolvimento cerebral, ajudando na maturação de estruturas afetadas pela prematuridade, como o núcleo caudado.
Outro resultado observado nesse follow-up de 20 anos foi o maior envolvimento materno nos cuidados com a criança e a redução da evasão escolar. O envolvimento paterno também aumenta, influenciando positivamente o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.
Programação do 2º Simpósio de Prematuridade do HIMABA
8h – Credenciamento e coffee break
8h30 – Abertura
9h – Colostroterapia
9h30 – Posicionamento e Método Canguru
10h – Bicos, dispositivos e estimulação precoce
10h30 – Lei nº 15.918: Lei da Prematuridade
11h – Agradecimento e encerramento
Serviço:
2º Simpósio de Prematuridade do HIMABA
Data: 14 de novembro (sexta-feira)
Horário: a partir das 8h
Local: auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vila Velha
Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 10 de novembro ou até o limite de vagas, por meio deste link.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Daniely Borges
daniely.borges@institutoacqua.org.br