26/05/2022 13h57

Himaba realiza seminário sobre acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência

Como parte da programação voltada para ao ‘Maio Laranja’, mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha e gerenciado pelo Instituto Acqua, realiza o seminário “Atenção Multiprofissional às Crianças e Adolescentes em Situação de Violência: caminhos para a humanização”.

O evento, que acontece nesta sexta-feira (27) e neste sábado (28), no anfiteatro da Universidade Vila Velha (UVV), é direcionado para colaboradores do Himaba, além de profissionais da área da saúde, da assistência social, da educação, do sistema judiciário e acadêmicos das áreas relacionadas ao atendimento de criança e adolescentes de outras instituições. As inscrições já foram encerradas e, segundo a organização, a expectativa é receber cerca de 170 participantes.

De acordo com a enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Himaba, Mayara Alves Luis, que está à frente da organização, informou que durante todo o mês de maio, as equipes assistenciais, médicas, administrativas e multidisciplinares da unidade participaram de treinamento interno voltado para o assunto. 

“O seminário é uma proposta relevante para potencializar e capacitar os profissionais que atuam na rede intersetorial da saúde a reconhecerem, notificarem e entenderem os encaminhamentos que as pessoas em situação de violência percorrem depois que são identificadas nos serviços de saúde, além de atuarem de forma humanizada nestes casos”, informou.

A profissional destaca que de janeiro a abril deste ano foram notificados 114 casos de violência a crianças e adolescentes acolhidos no Himaba, o que configura entre 60% e 70% dos registros de notificação compulsória da unidade de saúde, e estão divididos entre violências interpessoal e autoprovocadas.

“A notificação é importante, pois sinaliza quantitativamente o número de casos de violência que são atendidos no hospital. Por meio desses dados, políticas públicas podem ser elaboradas. Internamente, é uma forma de preparar a instituição para uma melhor resposta perante o agravo. Além disso, a notificação insere o paciente na linha de cuidados integral, seja nas unidades básicas de saúde, nos CAPS, nas escolas e nos órgãos de justiça”, explicou.

Serviço

“Atenção Multiprofissional às Crianças e Adolescentes em Situação de Violência: caminhos para a humanização”

Datas e horários: 27 de maio (15h às 19h) e 28 de maio (09h às 12h)

Local: anfiteatro da Universidade Vila Velha

 

Programação

27/05 (sexta-feira)

15h - Sessão de abertura 

15h45 - A violência autoprovocada entre crianças e adolescentes nos serviços de saúde - Carla Thiebaut

16h30 - As violências interpessoais praticadas contra crianças e adolescentes atendidas nos serviços de saúde - Elaine Guedes Oliveira

17h15 - Intervalo

17h45 - A violência sexual contra crianças e adolescentes atendida no serviço hospitalar – Carolina Frizzera

18h15 – SAVIVS - Rosângela Maldonado

18h30 - Os direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência - Jaqueline da Silva

 

28/05 (sábado)

09h - Mesa redonda: a importância do atendimento humanizado às vítimas de violência atendidas nos serviços de saúde - Alexsandra Martins, Maria Socorro e Emeline Stancini

09h45 - A vigilância epidemiológica frente à violência - Mayara Alves e Márcia Saldanha

10h15 - Mesa redonda: a importância da rede de proteção e cuidado à criança e ao adolescente vítimas de violência - Edleusa Cupertino, Solange Lanna e Thays Meira

11h - A importância da integração entre o ensino, a pesquisa e os serviços de saúde no enfrentamento à violência - Franciéle Marabotti

11h30 – Encerramento com apresentação do Instituto Artes sem Limites

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br  

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)

Thaís Tomazelli

thais.tomazelli@institutoacqua.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard