Himaba seleciona jovens para atuar na unidade dentro do programa Adolescente Aprendiz
.jpeg?v=638732998284954990)
O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, selecionou jovens para atuarem na unidade, dentro do programa “Adolescente Aprendiz”. O programa será intermediado pelo Centro de Integração Empresa Escola do Espírito Santo (CIEE-ES), por meio da Lei Federal 10.097/00.
Ao todo, 10 jovens com idades entre 14 e 16 anos, irão atuar nas áreas administrativas do hospital com o intuito de aprender e auxiliar na execução das atividades de diversos setores.
Desta forma o hospital atende às exigências da Lei da Aprendizagem 0097/2000, juntamente com o Decreto Federal 5.598/2005, no qual estabelece que as empresas com ao menos sete empregados são obrigadas a contratar aprendizes. A quantidade varia de 5% a 15%, conforme o número de empregados, cujas funções demandem formação profissional.
A seleção foi dividida em duas etapas. A primeira, com entrevista de conhecimentos, prova de múltipla escolha e redação. Na segunda etapa, uma atividade dinâmica com todo o grupo de candidatos.
Foram selecionados jovens que se enquadram nas exigências da lei, ou seja, devem estar matriculados em uma escola cursando o ensino fundamental ou ensino médio. O mesmo deve ser cadastrado no programa de aprendizagem pelo CIEE-ES.
Os aprovados terão o acompanhamento das atividades feito pelo CIEE-ES e terão que cumprir 1.280 horas remuneradas. Este tempo de atuação se dividirá em 40% teórico e 60% prático.
Para Leandro Evangelista, coordenador de Recursos Humanos do hospital, a aquisição dos jovens no quadro de colaboradores demonstra um ganho para a unidade hospitalar.
"O programa é importante para inserção dos jovens no mercado de trabalho, e nós, enquanto empresa contratante, temos a responsabilidade de desenvolvê-los e capacitá-los. Hoje, no Instituto, temos diversos colaboradores efetivados que saíram do programa de menor aprendizagem. A premissa do projeto vai além do cumprimento da legislação. Trata-se de uma responsabilidade social, de preparar essa juventude para a vida, envolvendo inclusive a família que é parte fundamental nesse processo", disse Leandro.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
E-mail: comunicacao.himaba@igh.org.br
Tel: (27) 3636-3187