12/05/2021 20h30

Homenagens marcam a semana de profissionais da Saúde

A segunda semana de maio marca a saúde com datas muito importantes a serem celebradas. Além do Dia das Mães, no último domingo (09), o Dia da Enfermagem foi lembrado nesta quarta-feira (12), o Dia do Assistente Social, será neste sábado (15) e o Dia dos Técnicos de Enfermagem, será no próximo dia 20.

Ao longo da semana, hospitais estaduais iniciaram uma série de atividades para homenagear os seus profissionais.

Agradecimento aos profissionais por toda a dedicação no atendimento aos pacientes e familiares

No Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Acqua, esta quarta-feira (12) e quinta-feira (13) os profissionais homenageados serão recebidos por um farto café da manhã repleto de muito carinho e agradecimento. Aos colaboradores do plantão noturno será ofertado um lanche da tarde nos dois dias.

A diretora-técnica do Himaba, Cristina Abreu, e a diretora-administrativa, Rubia Bertolane, receberam os profissionais e aproveitaram para destacar a importância do trabalho de cada um. “É com muito orgulho que eu vejo no dia a dia o carinho e a dedicação de todos vocês com as nossas crianças e mamães da maternidade. Enfrentamos as dificuldades juntos e conseguimos fazer esse hospital ser cada vez melhor. Isso é muito gratificante, ver essas equipes tão empenhadas”, afirmou Cristina Abreu.

Para a enfermeira Kátia Cristina Vieira Silva, que está no Himaba há mais de 17 anos, a profissão é privilegiada por cuidar das pessoas. “Temos uma profissão de muito valor, somos valorosos. Que tenhamos o nosso coração grato ao chegar em casa e saber que cumprimos nosso papel de cuidar de alguém com amor, como se estivéssemos cuidando da gente mesmo”.

Como forma de evitar aglomeração, os trabalhadores se revezaram para participar da homenagem.

No mês dedicado ao ‘cuidar’, mãe e filha dividem a mesma paixão

Cuidar do outro exige mais do que obrigação, requer doação e empatia. No mês em que comemoramos o Dia do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, homenageia esses profissionais que desempenham a função de zelar pela saúde e integridade, que cuidam e humanizam o tratamento de doentes.

“Eu escolhi fazer o curso de técnico em enfermagem graças ao incentivo da minha mãe, que também é técnica. Ela sempre me disse que eu tinha todo o jeito para cuidar do outro e quando tive filho, veio a certeza de que esse era o meu sonho”, contou Patrícia Francisco de Paula, de 29 anos.

A técnica seguiu os passos da mãe, Elizete Francisco de Paula. Hoje, elas dividem o amor pela profissão. As duas são técnicas de enfermagem no Hospital Dr. Jayme e trabalham juntas na Unidade Materno Infantil. “Minha mãe atua no Centro Obstétrico e eu na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Essa, sem dúvida, é nossa maior paixão: cuidar do outro, dos bebês, então, nem se fala, são nossos filhos. Minha mãe foi minha maior incentivadora e quero mais, estou estudando para ser enfermeira”, contou Patrícia Francisco de Paula.

A enfermeira Junia Angélica Bedone também tem uma história marcante com a profissão. Então técnica de enfermagem, precisou se dedicar ao cuidado do pai doente. “Minha escolha profissional foi a Enfermagem. Sou enfermeira por formação e de coração. Acredito na profissão, no cuidado e no empenho. Dia e noite, com chuva ou sol, nós estamos ao lado dos pacientes dando força, incentivando o tratamento e, muitas vezes, sendo o conforto de que precisam”, contou a enfermeira e coordenadora do Bloco Cirúrgico do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.

Distribuição de lembrancinhas no Bezerra e Central

Para celebrar as datas, o Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC) e o Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HEABF) programaram algumas ações com o intuito de exaltar o trabalho essencial desses profissionais.

No HEC, em Vitória, os profissionais serão homenageados com um momento de fé e receberão uma singela lembrancinha em forma de agradecimento pelos serviços prestados. Seguindo todos os protocolos de segurança, eles poderão realizar uma breve confraternização, restrita à participação de poucos colaboradores de cada unidade assistencial, no intuito de comemorar internamente as datas.

Enquanto isso, no HEABF, em Vila Velha, as equipes do Programa Paciente Seguro, da Educação Continuada e os demais enfermeiros prepararam uma programação voltada para o reconhecimento dos profissionais. Eles serão presenteados com chocolate e uma mensagem, além de uma homenagem em formato musical.

Informações à imprensa:
SyriaLuppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

Comunicação iNOVA Capixaba
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Kennya Gava
himaba.comunicacao@saude.es.gov.br