14/02/2025 09h38 - Atualizado em 17/02/2025 13h23

Hospitais estaduais conquistam Selo de Segurança do Paciente pelo sistema Epimed

A Secretaria da Saúde (Sesa) celebra mais uma importante conquista dos hospitais estaduais que receberam o Selo de Segurança do Paciente 2024 emitido pela Epimed Solutions, em parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP). A premiação é concedida às instituições que atendem aos critérios de promoção das boas práticas para a segurança do paciente ao notificarem, classificarem e tratarem os incidentes e eventos adversos conforme a legislação Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 36/2013), com registro no sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente.

Foram certificados os hospitais estaduais de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, o Central (HEC) e Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), localizados em Vitória; o de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica; Dr. Jayme Santos Neves e Dr. Dório Silva, localizados na Serra; de Vila Velha “Dr. Nilton de Barros” (HESVV), o Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA) e Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), localizados em Vila Velha; Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), São Mateus; e a Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (UIJM).

O Selo Segurança do Paciente é concedido às instituições que atendem a rigorosos critérios de qualidade na gestão de incidentes, incluindo a notificação, classificação, investigação e tratamento de eventos adversos. Para conquistar o selo, as instituições certificadas cumpriram os requisitos de janeiro a dezembro de 2023.

No Hospital Dr. Jayme Santos Neves, a coordenadora do setor de Qualidade, Flávia Fernandes, destacou o enfoque na segurança e detecção precoce de eventos adversos. “O Selo é um incentivo para continuarmos a inovar e melhorar nossas práticas. Ele valida nosso esforço na segurança, na detecção precoce e na resposta rápida e eficaz de eventos adversos”, disse.

A certificação é ainda mais relevante, pois este ano a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC36) está completando dez anos, um passo fundamental para estabelecer as diretrizes no cumprimento de padrões na prevenção de eventos adversos, redução de erros assistenciais e a melhoria geral dos serviços de saúde de alta complexidade.

Conquista é celebrada nos hospitais

O diretor-geral da Fundação iNOVA Capixaba, Rafael Amorim, destacou a importância desse reconhecimento para a instituição e para a saúde pública capixaba. “A conquista do Selo Epimed é um reflexo do trabalho sério e comprometido de nossas equipes. Esse reconhecimento reforça nosso foco em garantir uma assistência de qualidade, com processos seguros e eficientes, sempre priorizando o bem-estar dos nossos pacientes”, afirmou Amorim.

A Fundação é responsável pela gestão administrativa dos hospitais Dr. Dório Silva (HDDS), o Antônio Bezerra de Faria (HABF) e o Estadual Central (HEC).

Já a gestora corporativa da Qualidade da iNOVA Capixaba, Fabrícia Helmer, ressaltou ainda que o selo é resultado de um esforço contínuo de aprimoramento. “Estamos em constante evolução, implementando práticas baseadas em evidências e fortalecendo a cultura de segurança do paciente. O Selo Epimed chancela nossa busca por excelência e a dedicação das equipes em cada hospital administrado pela Fundação”, pontuou a gestora.

No Himaba, unidade gerenciada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), a médica responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente, Beatriz de Freitas Junqueira, destacou que o reconhecimento da unidade demonstra não só a prioridade do hospital com a vida dos pacientes, como também o nível de capacitação cada vez maior dos profissionais atuantes.

“A certificação se refere à adoção de boas práticas, visando à segurança do paciente, por meio da implementação de processos eficazes para prevenção, detecção e resposta a incidentes e eventos adversos. A segurança e o bem-estar dos nossos pacientes são prioridades máximas para nós do HIMABA. Este reconhecimento reflete o nosso compromisso contínuo com os mais altos padrões de qualidade. Agradecemos a toda a nossa equipe pela dedicação, buscando sempre melhorar a experiência do paciente e a prestação de cuidados à saúde”, explicou a profissional.

Para a gerente do Escritório da Qualidade do hospital São Lucas, Janaina Chieppe, o reconhecimento que o selo traz à equipe, como uma forma de incentivar as boas práticas, torna público também o esforço dos profissionais da instituição em oferecer um serviço de excelência em prol dos cuidados com os pacientes. Segundo ela, o Hospital está em constante aprimoramento de processos para evitar recorrências de incidentes. "Nós temos uma equipe muito empenhada, toda a equipe se reúne, incluindo gestores, para criar planos de ação e implementar barreiras, para enfrentar e minimizar os incidentes. Estamos muito felizes em receber esse prêmio, pois significa que estamos no caminho certo", afirmou a gestora.

 

Sobre o Selo Epimed

O Selo Epimed de Qualidade é um reconhecimento nacional concedido a hospitais que adotam boas práticas de gestão e assistência, com foco na segurança do paciente e na melhoria contínua dos processos clínicos e operacionais. Este selo é concedido após uma avaliação rigorosa que inclui indicadores de qualidade e segurança, sendo um reflexo do comprometimento das equipes hospitalares em oferecer um atendimento de alta qualidade e baseado em evidências científicas.

 

Informações à Imprensa:

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