06/05/2020 10h44 - Atualizado em 06/05/2020 10h53

Hospitais promovem ações no Dia Mundial de Higienização das Mãos

O dia 05 de maio foi instituído como o Dia Mundial de Higienização das Mãos e mobiliza pessoas em todo o mundo. O objetivo é aumentar a adesão de higiene das mãos nos serviços de saúde, protegendo os profissionais da área e pacientes contra infecções.

Com a disseminação do novo Coronavírus (Covid-19), a importância da higienização das mãos foi reforçada por meio de atividades realizadas pelo Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, e pelo o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha.

Hospital de Urgência e Emergência (HEUE)

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Vitória, realizou uma ação com os profissionais de saúde e usuários para reforçar a importância de higienizar corretamente as mãos. A atividade contou com a participação da equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) que orientou as pessoas sobre o passo a passo da higienização correta das mãos.

Para dar mais dinamismo à atividade foi utilizado um produto específico, que simboliza o sabão, sensível à luz negra. A proposta era verificar se a pessoa realmente lava as mãos corretamente – utilizando uma cabine escura, que com a luz refletia o produto em cor florescente. “Se a pele estivesse coberta com produto e as mãos brilhando o resultado foi eficaz. Ou seja, as mãos foram higienizadas de maneira correta", explicou a coordenadora da SCIH do HEUE, Renata Perrut Gomes Rodrigues.

Para a especialista, é fundamental que as pessoas entendam a eficácia da higienização das mãos, independentemente do novo Coronavírus. "Nesse período de pandemia, todos estão falando que usar máscara e higienizar as mãos são alternativas essenciais de prevenção da Covid-19. Temos nesse período uma grande lição: tornar esse hábito como parte da nossa rotina, e inclusive, reforçar com as crianças", pontuou.

A atividade no HEUE despertou atenção da dona de casa, Rosimar Silvares Ferraz, que acompanha o esposo que está internado na unidade. "Achei bem criativa essa ação, pois permite a gente aprender a lavar corretamente as mãos", disse a dona de casa.

Himaba

No Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, também houve uma ação educativa para crianças e acompanhantes de pacientes do Pronto-Socorro, Pediatria e na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin). O objetivo da abordagem, que aconteceu nessa terça-feira (05), foi orientar pacientes e familiares sobre a importância da fazer a higiene adequada das mãos.

A ação foi realizada pelos setores de Qualidade, Núcleo de Segurança do Paciente e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Foram abordadas questões sobre a importância da higienização das mãos, quando e como realizá-la.

A coordenadora médica do Núcleo de Segurança do Paciente, Beatriz Junqueira, falou sobre o trabalho. “Para nossa abordagem na pediatria e no Pronto-Socorro utilizamos a imagem do personagem Cascão lavando as mãos, o que foi maravilhoso pois, de uma forma lúdica, conseguimos sensibilizar todas as gerações. As crianças foram muito participativas, demonstrando muito interesse”, afirmou.

Esse interesse ficou comprovado com a atenção com que todas recebiam as orientações. “Até o Cascão está lavando as mãos agora”, apontou um pequeno que estava na Pediatria. “Tem que lavar as mãos para matar o vírus”, falou um adolescente que estava no pronto-socorro. O aprendizado estava na ponta da língua: “tem que lavar as mãos para cuidar da saúde”, comentou uma paciente.

A orientação é lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar álcool em gel 70%.

Cuidados recomendados para higienização das mãos na prevenção ao novo Coronavírus

- Molhe as mãos e os pulsos com água corrente e aplique sabão suficiente para cobri-los. Esfregue todas as superfícies, incluindo as costas das mãos, entre os dedos, unhas e punhos por pelo menos 20 segundos. Em seguida, enxágue abundantemente com água corrente. Após a lavagem, seque as mãos com uma toalha de uso individual ou toalha descartável;

- Utilize o álcool 70% para fazer a higienização das mãos, quando não houver outros meios à disposição.

Fato ou Fake sobre a higienização das mãos

O álcool gel é tão eficaz quanto água e sabão para a limpeza das mãos

É fato! Se as sujeiras nas mãos não estiverem visíveis, a higienização das mãos pode ser realizada com álcool gel 70%. Se você estiver em casa, o recomendado é não utilizar o álcool em gel para evitar ressecamento na pele.

Posso produzir o álcool gel em casa?  

É fake! As receitas caseiras não garantem a produção de álcool com a concentração adequada, conforme orienta a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Nacional). Além disso, essa prática pode causar irritação na pele e resultar em acidentes domésticos. 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)

comunicacao.heue@heueprosaude.org.br

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)

comunicacao.himaba@institutognosis.org.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard