18/07/2016 13h00

Hospital Central investe na escuta para melhorar cuidado com os pacientes

Profissionais da equipe assistencial do Hospital Estadual Central, em Vitória, têm feito aos pacientes internados e familiares a seguinte pergunta: “O que importa para você?”. Com as respostas, eles têm conseguido compreender melhor as necessidades dos pacientes e, quando possível, atender às pequenas vontades que proporcionam bem-estar e ajudam na recuperação. 

“Respostas como a de um paciente que se disse incomodado quando ele reclama de dor e falamos para ele que ‘é assim mesmo, a dor vai passar’, nos emocionam e nos fazem repensar nosso próprio jeito de cuidar. Algumas questões fazem parte do quadro, a exemplo da dor e do incômodo, mas isso não significa que o paciente precise ouvir dessa forma”, analisa a psicóloga clínica Carolina Pimentel. 

Outros relatos também captam a atenção dos profissionais, seja pela simplicidade, pela franqueza ou pelo caráter inusitado. “Temos paciente que pediu para comer mais um pão no café da manhã, outro que queria assistir à novela, outro que pediu um cobertor extra para se sentir mais confortável, um que pediu a visita do neto, outro, ainda, que pediu para sair da UTI. Enfim, cada um expressa aquilo que é mais importante para ele”, comenta a psicóloga. 

Carolina Pimentel ressalta que o objetivo da campanha, que se tornou projeto e caminha para entrar na rotina do hospital, vai além da realização de desejos. Ela explica que, para chegar a perguntar ao paciente e a seus familiares o que importa para eles, o profissional de saúde precisa estar envolvido com essas pessoas, e é essa aproximação, que surge a partir do diálogo e da atenção plena às necessidades do paciente, que o Hospital Estadual Central pretende estimular.

 

Escuta 

“What Matters to You?” – “O que importa para você?”, em português –, é uma campanha internacional desenvolvida pela organização Healthcare Improvement Scotland. A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), que administra o hospital, aderiu à campanha a fim de estimular seus profissionais de saúde a terem conversas mais significativas com os pacientes. 

“Nesse trabalho, não basta perguntar. É preciso escutar a resposta e, na medida do possível, fazer o que o paciente disse que é importante para ele. Acreditamos que compreender o paciente é extremamente importante para construirmos uma relação de confiança com ele e, assim, podermos mais facilmente adequar os cuidados às reais necessidades e anseios dessa pessoa”, diz a diretora técnica do hospital, Andrea Stefano Saliba.

 

Bom exemplo 

A ACSC aderiu à campanha “What Matters to You” este ano e orientou todas as casas que administra, no Espírito Santo e em outros estados brasileiros, a desenvolverem a iniciativa. O trabalho, batizado internamente de “O que importa para você? – Por um cuidado centrado na pessoa”, ganhou repercussão internacional. 

O cartaz criado pela Associação Congregação de Santa Catarina para divulgação da campanha esteve na abertura do Congresso Anual do Sistema de Saúde da Escócia, foi compartilhado pela organização em uma rede social como exemplo de boas práticas e ainda estampou a camiseta usada por Shaun Maher, conselheiro estratégico para melhoria e cuidado centrado no paciente do Sistema de Saúde escocês.

 

 

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Central

Lívia Romualdo /Raphaela Borges

Tels: (27) 3636-4733 / 99227-1031

comunicação@hec.org.br

Foto: Asscom/HEC

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Álvaro Muniz

alvaromuniz@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard