06/09/2024 12h00 - Atualizado em 06/09/2024 13h34

Hospital Central recebe menção honrosa pelo desempenho na captação de órgãos para transplante

O Hospital Estadual Central (HEC), localizado em Vitória, recebeu a menção honrosa da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) reconhecendo o desempenho da unidade no processo de captação de órgãos e tecidos para transplantes no Estado, entre os anos de 2023 e 2024. A homenagem foi concedida à Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HEC, nessa quarta-feira (04), durante o "I Encontro Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos: uma atitude muda tudo".

Durante o período, referentes a outubro de 2023 até o início de setembro de 2024, a equipe do hospital realizou 113 captações de órgãos e tecidos, incluindo a primeira captação de coração de 2024. O Hospital Estadual Central é a maior referência estadual no atendimento neurocirúrgico não traumático, assim como as neoplasias do cérebro e da medula espinhal, e realiza operações de média e alta complexidades nas áreas de vascular, ortopedia e neurocirurgia.

“A maioria dos familiares não está familiarizada com o processo de doação de órgãos. É crucial entender em que fase do luto o familiar se encontra para abordar o tema de maneira sensível. Oferecer apoio emocional e esclarecer o processo são aspectos fundamentais para garantir uma abordagem segura e respeitosa”, ressaltou a gestora Assistencial do HEC, Suelma Regina do Nascimento, sobre a importância de acolher e informar os familiares dos potenciais doadores, ajudando-os a compreender a relevância da doação, mesmo em meio ao luto.

Para a vice-presidente da CIHDOTT do Hospital Central, Edneia Kuhn, a seriedade e a transparência da comissão são elementos essenciais para conquistar a confiança das famílias em um momento tão delicado. “É um desafio imenso e exige uma preparação meticulosa por parte da equipe. A decisão de autorizar a doação após a perda de um ente querido é dolorosa, mas pode transformar a vida de muitas pessoas que aguardam um transplante”, afirmou. 

Edneia Kuhn também destacou que, embora não seja necessário um documento formal para se tornar um potencial doador, é fundamental comunicar o desejo de doação à família.

Homenageados

Durante o encontro estadual, também foram homenageados com Menção Honrosa os hospitais Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE), Hospital Estadual Dr. João dos Santos Neves (HEJSN), Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim (HSCMCI), Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) e Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI). 

Campanha Setembro Verde

Em alinhamento com à campanha “Setembro Verde”, da Secretaria da Saúde (Sesa), que tem no dia 27 de setembro o “Dia Nacional da Doação de Órgãos”, o Hospital Estadual Central (HEC) promoverá dinâmicas com seus colaboradores e outras ações focadas na divulgação dos dados da fila de espera por um transplante, que, atualmente, supera mil pessoas no Espírito Santo, garantindo a divulgação ampla sobre a doação de órgãos, uma das estratégias para aumentar a conscientização sobre a importância deste ato.  

Sobre a CIHDOTT

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HEC desempenha um papel na identificação de potenciais doadores e na confirmação do diagnóstico de morte encefálica, conforme as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM). Além disso, a comissão oferece suporte aos familiares de pacientes com diagnóstico de morte encefálica, facilitando o processo de doação e a coordenação com a CET-ES.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br   

 

Comunicação iNOVA Capixaba

Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves/ David Camilo

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard