10/09/2019 16h38 - Atualizado em 10/09/2019 16h41

Hospital Dr. Jayme dá início ao 1º Curso de Extensão “Gestão de Risco em Saúde”

O Escritório da Qualidade do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, iniciou, na última terça-feira (03), o primeiro curso de extensão “Gestão de Risco em Saúde”. O encontro contou com a participação dos funcionários inscritos, além da direção-geral e do corpo gerencial da unidade.

A farmacêutica do Escritório da Qualidade do Hospital Dr. Jayme, Flávia Pinto, falou sobre o processo de idealização do curso.  “Há um mês demos início ao projeto solicitando a inscrição de profissionais referência de cada setor e observamos, com satisfação, que o projeto foi bem aceito e os funcionários estão motivados”, contou.

Ao todo, 60 profissionais se inscreveram. O curso tem o objetivo inicial de capacitar os colaboradores em gestão de risco e o cuidado assistencial. Segundo a gerente do Escritório da Qualidade do Hospital, Tatiana Furtado, ao final do curso - que terá duração de 10 meses - o profissional estará apto a adotar um comportamento seguro frente aos riscos inerentes.

“Queremos ampliar o conhecimento, fortalecer as políticas já institucionalizadas de segurança do paciente, além de multiplicar o conhecimento e conscientizar as equipes”, explicou Tatiana Furtado.

Reuniram-se no auditório do hospital para a primeira aula a equipe administrativa e de apoio, além da equipe multidisciplinar como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais. A médica Infectologista e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Daniela Feitosa, falou sobre “liderança de alto impacto para melhoria da qualidade e segurança”. Feitosa abordou conceitos do Institute for Healthcare Improvement (IHI) para melhorar a experiência do paciente na unidade e aumentar a qualidade da assistência.

“A liderança tem papel fundamental nos processos de melhoria, por isso, a importância dos gestores nesse primeiro encontro. Falar de qualidade e segurança é falar de processos e gestão. O líder precisa estar consciente de que ele é exemplo e, como tal, sua capacitação, visão estratégica, autoconhecimento são pontos motivadores para toda equipe”, destacou Daniela Feitosa.

1º Curso de Extensão do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves – “Gestão de Risco em Saúde”

O curso de extensão “Gestão de Risco em Saúde” do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves foi idealizado pelo Escritório da Qualidade e acontece uma vez por mês, durante um período de 10 meses. “Queremos que nossos funcionários façam uso da criatividade para contribuir com práticas assistenciais mais seguras”, observou Tatiana Furtado.

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

E-mail: ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

Tel: (27) 3331-7552

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard