02/12/2019 11h56 - Atualizado em 02/12/2019 11h59

Hospital Dr. Jayme é palco para Seminário de Atualização em Atenção em Saúde às Vítimas de Violência na Região Metropolitana

A Secretaria da Saúde (Sesa) promoveu, na última quinta-feira (28), o Seminário de Atenção Primária às Vítimas de Violência na Região Metropolitana e Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, foi o escolhido para receber o evento. As atividades se estenderam ao longo de todo o dia por meio de debates sobre assuntos como a identificação de sinais e sintomas de violência, conhecimento do manejo, da rede e os encaminhamentos adequados das pessoas em situação de violência.

Dentre os palestrantes convidados estiveram presentes: a integrante da Vigilância Sanitária Epidemiológica da Sesa, Edleusa Cupertino; a integrante da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde da Serra, Luciana Mugraby; o psicólogo na Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, Josélio Demuner; o bucomaxilofacial do Hospital Dr. Jayme, Renato Manaro; e a coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), Julianna Vaillant.

Também participaram do evento psicólogos e assistentes sociais do Hospital Dr. Jayme, além de outros profissionais das áreas envolvidas no debate.

“Estrategicamente escolhemos o Hospital Dr. Jayme por ser um hospital estadual e por termos percebido que em 2018 a taxa de suicídios da Região Metropolitana aumentou. É preciso que antes de começar a virar uma notificação de urgência e emergência, a violência seja reconhecida pelos sinais e sintomas encontrados em território para que assim possamos atuar antes do caso ir para a urgência. O objetivo do seminário foi exatamente reunir Urgência e Emergência, Atenção Primária e Vigilância, para juntos pensarmos em uma forma de ampliar o cuidado em saúde para essas vítimas de violência que precisam da nossa ajuda”, destacou a integrante da Vigilância Sanitária Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Edleusa Cupertino.

Os trabalhos tiveram início na parte da manhã com o acolhimento dos participantes. Em seguida foi feita a abertura do evento pela coordenadora de Projetos Sociais do Hospital Dr. Jayme, Marta Almeida, que agradeceu a presença de todos e a iniciativa da escolha da instituição como palco para o seminário.

A primeira palestrante foi a integrante da Vigilância Sanitária Epidemiológica da Sesa, Edleusa Cupertino, que desdobrou informações sobre a Política de Redução de Morbimortalidade por Acidentes e Violência Política de Promoção da Saúde e Cultura de Paz, além do fluxo de atendimento em saúde às pessoas em situação de violência.

Em seguida, a ginecologista do setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST /AIDS) da Secretaria da Saúde, Bettina Moullin, falou sobre Violência Sexual e PEP Sexual (sigla em inglês que significa profilaxia pós-exposição). Na sequência, a integrante da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde da Serra, Luciana Mugraby, falou sobre o Fluxo de Atendimento em Saúde às pessoas em situação de violência, enfatizando sobre a ficha de preenchimento do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Na parte da tarde o primeiro assunto abordado foi Lesão Autoprovocada (tentativa de suicídio), com o psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, Josélio Demuner. Após, o bucomaxilofacial do Hospital Dr. Jayme, Renato Manaro, explicou sobre como é feito o atendimento de violência na face por um hospital de Urgência e Emergência.

O evento foi finalizado com a palestra da médica e coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), Julianna Vaillant, que explicou sobre os contextos de atenção às pessoas em situação de violência e alertou para cuidados na hora do atendimento à vítima.

Informações à imprensa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes