21/09/2016 14h43 - Atualizado em 21/09/2016 14h53

Hospital Dr. Jayme abre exposição fotográfica sobre doação de órgãos nesta quinta (22)

O mês de setembro, conhecido pela campanha Setembro Verde, que busca conscientizar à população sobre a importância da doação de órgãos, ganha uma atividade especial no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. Nesta quinta-feira (22), a partir das 19 horas, pacientes, visitantes e funcionários da unidade vão conferir a exposição fotográfica “Sou Doador de Órgãos”. 

“Buscamos sair do comum e levar aos visitantes, pacientes e funcionários do hospital o objetivo real da doação de órgãos, que é salvar vidas. Por isso, a exposição traz fotos de pessoas que receberam um transplante e hoje estão vivas graças a essa doação,” explicou o diretor técnico do Hospital Dr. Jayme, Eric Teixeira Gaigher. 

A exposição “Sou Doador de Órgãos” é uma parceria com o Hospital Meridional e reúne 14 fotos de pessoas transplantadas. Esses pacientes percorreram todas as etapas necessárias até o transplante: foram diagnosticados e realizaram diversos tratamentos, mas, o transplante era a última opção para continuarem vivos. 

O paciente Sebastião Hilário Nascimento, por exemplo, ficou mais de um ano na fila de espera por um coração. “O médico explicou que o coração dele era igual a um palito de fósforo, a qualquer hora poderia se apagar. Era desesperador. Ele já não fazia mais planos para o futuro, porque ele não teria futuro”, disse a esposa de Sebastião, Vania Nascimento. 

Ela conta que o marido já não saía de casa porque não aguentava caminhar. Os dias eram tristes e a família já não tinha mais esperança. “Um dia, eu estava fazendo compras no supermercado quando meu filho entrou gritando, dizendo que o médico tinha ligado e o coração para o Sebastião tinha aparecido. Foi um milagre! Larguei as compras e saímos correndo para o hospital”, lembrou Vania. 

O transplante de coração do paciente Sebastião Hilário Nascimento, hoje com 61 anos, aconteceu em 2008, no Hospital Meridional e foi um sucesso. O paciente teve uma rápida recuperação e hoje tem planos para o futuro. “Queremos ver nossos netos crescerem, sem dúvida”, sonha a esposa de Sebastião. 

Já o Ariel Correa Carvalho, de 39 anos, aguardou por mais de um ano e meio na fila de transplantes a espera de um rim, mas, a pessoa que iria salvá-lo estava mais próxima do que ele imaginava: a irmã dele foi a doadora do rim. “Fiz hemodiálise por muito tempo, mas já não tinha mais solução. Foi quando entre a vida e a morte, minha irmã fez os exames e descobrimos que ela era compatível. A cirurgia foi muito bem sucedida e eu ganhei uma nova vida”, afirmou Ariel. 

Histórias como a do Sebastião e a do Ariel só foram possíveis porque outras pessoas tiveram um gesto simples e, ao mesmo tempo, grandioso, e foram capazes de doar vida. “Queremos que essas histórias sejam multiplicadas e que a exposição possa conscientizar as pessoas de que doar é sempre a melhor opção”, afirmou o diretor técnico, Eric Teixeira Gaigher. 

A exposição “Sou Doador de Órgãos” poderá ser conferida do dia 22 ao dia 29 de setembro, na recepção principal do hospital.

Informações à Imprensa:

Ravane Denadai
Assessora de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
(27) 99274-5245
comunicacaohejsn@gmail.com

Fotos: Comunicação/HEJSN

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard