20/12/2019 12h11 - Atualizado em 20/12/2019 12h13

Hospital Dr. Jayme promove palestra sobre Cuidados Paliativos com o tema Hipodermóclise

Na tarde dessa terça-feira (17), enfermeiros, técnicos de enfermagem e funcionários da equipe multidisciplinar do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, estiveram reunidos no auditório da unidade para a palestra “Cuidados Paliativos”, que desta vez abordou o tema Hipodermóclise – via alternativa em pacientes que necessitam de suporte clínico para reposição de fluidos, medicamentos e eletrólitos.

A palestra foi ministrada pela enfermeira paliativista, Luiza Pina, que ao longo do dia falou sobre os cuidados paliativos, para que servem e também explicou o que é a Hipodermóclise e de que maneira é utilizada.

De acordo com a enfermeira, a prestação dos cuidados paliativos com um plano de cuidados de qualidade e excelência é a primazia de sua assistência, estando diretamente  atrelada à necessidade de priorizar ações que promovam conforto e qualidade de vida, considerando valores, preferências e autonomia do paciente. Ainda segundo a paliativista, neste contexto de conforto e proporcionalidade a hipodermóclise torna-se uma técnica indicada e eficaz ao paciente em cuidados paliativos, auxiliando no conforto para controle de sintomas, sem que a qualidade e eficácia sejam comprometidas.

Além da parte teórica, houve também um momento prático em que a enfermeira demonstrou, por meio de um boneco, como é feito o procedimento abordado em debate. Os participantes conseguiram acompanhar de forma prática o manuseio da técnica e esclarecer perguntas.

“Hipodermóclise corresponde ao uso da via subcutânea para infusão contínua de soluções em volumes maiores, medicações e eletrólitos. A infusão é realizada através de cateter não agulhado inserido na hipoderme e a absorção ocorre através dos capilares sanguíneos e linfáticos presentes nos septos da hipoderme. As vantagens desta via são muitas, como via parenteral mais acessível e confortável que a venosa, baixo custo, baixo risco de efeitos adversos sistêmicos (hiponatremia, hipervolemia, congestão), complicações locais raras, além de poder ser realizada em qualquer ambiente de cuidado, inclusive no domicílio devido à fácil inserção e manutenção do cateter”, explicou a enfermeira paliativista, Luiza Pina.

“Fico imensamente feliz em participar de eventos como este que o Hospital Dr. Jayme promoveu. É muito importante que um hospital de referência no Estado seja engajado em promover uma discussão sobre cuidados paliativos entre a equipe multidisciplinar e em se preocupar na capacitação da mesma para realizar procedimentos que não requerem grande complexidade. Sem dúvida este será um marco para ampliar o conhecimento dos profissionais na instituição”, completou a enfermeira paliativista.

A diretora assistencial do Hospital Dr. Jayme, Poliana Petersen do Nascimento, destacou a importância destes cuidados. “O aprimoramento da equipe frente a novos desafios é muito significativo. Atuar em cuidados paliativos com uma equipe treinada faz toda diferença. Implantar a hipodermóclise na instituição será muito importante para nossos pacientes, uma vez que é uma via segura, precisa e efetiva, além de promover maior conforto e menos risco de infecção”, afirmou a diretora assistencial.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

bruna.pratti@hejsn.aebes.org.br

(27) 3331-7552

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard