02/12/2019 15h03 - Atualizado em 02/12/2019 15h05

Hospital Dr. Jayme realiza 3º Encontro de Prematuros da unidade

Na manhã da última sexta-feira (29), o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, realizou o 3º Encontro de Prematuros da unidade. Cerca de 20 crianças, além de papais e mamães, participaram do momento. Organizada pela unidade Materno-Infantil e com o apoio de voluntários, a festa contou com bolo e doces como de tradição. Também teve brincadeiras, música e um momento de reflexão além, é claro, da troca de experiências vividas.

A Maria Clara Duarte, de 1 ano e 7 meses, foi uma das convidadas. Ela nasceu com 32 semanas, pesando 900 gramas. Foram 66 dias de internação na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) do Hospital Dr. Jayme. Emocionada, a mãe relembrou os momentos de angústia. “Foi um tempo extremamente difícil. Depois de várias internações complicadas, ficou decidido por fazer o parto. Ela nasceu com três circulares do cordão umbilical no pescoço e também precisou passar por uma cirurgia no coração. Nessa luta, eu também quase perdi a minha vida. Foram dias e noites pedindo a intervenção de Deus”, contou a mãe da Maria Clara, Adriana Oliveira Duarte.

O pai da pequena Maria Clara também esteve no encontro e ficou bastante comovido. “Hoje veio um filme em minha cabeça, pois passamos por grandes batalhas. Reencontrar toda a equipe que cuidou da minha filha e da minha esposa foi maravilhoso. Sempre tive muita fé em Deus e em Nossa Senhora de que teríamos um milagre. Nossa filha foi salva e está aqui, linda e com saúde entre nós”, disse Denninho Silva.

Quem também esteve presente no evento foi o dono de um sorriso contagiante, o Davi Damasceno, de 4 anos. Ele ficou internado por 95 dias na Utin e nasceu de 28 semanas e 4 dias, pesando 845 gramas. “Minha gravidez foi um susto e o nascimento prematuro foi outro maior ainda. Davi teve um infarto do hipotálomo (região que liga o sistema nervoso ao sistema endócrino) e convulsionou. Foi tudo tão complicado, mas sou completamente feliz, pois ele se desenvolve bem, vai para escolinha e é bem comunicativo e esperto” contou a mãe, Sônia Damasceno.

A emoção tomou conta do encontro, que foi uma forma de lembrar o Dia Mundial da Prematuridade, comemorado em 17 de novembro. As mães e pais convidados e aqueles que estão com os seus bebês internados na Utin fizeram entre si a troca de experiências. Profissionais da unidade também participaram do momento e se emocionaram.

“Para nós este momento é uma alegria enorme. Todos que estiveram aqui fazem parte da nossa vida. O livro destes bebês vem em branco ao nascerem e nós temos a honra de escrever as primeiras páginas. Parabéns a todos os guerreiros e guerreiras”, destacou Ericka Chiste, gerente da unidade Materno-Infantil do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.

A médica da Utin do Hospital Dr. Jayme, Sandra Lopes, falou sobre a dedicação da equipe. “Tivemos várias situações complicadas e realmente todos são vitoriosos. Nós lutamos pela vida destes bebês e é isso o que nós amamos fazer”, comemorou.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

bruna.pratti@hejsn.aebes.org.br

(27) 3331-7552

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard