Hospital Dr. Jayme realiza simulado para testar fluxos de atendimento em situações de emergência

Na última quarta-feira (17), o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves promoveu dois simulados organizados pelos setores da Qualidade e Atendimento ao Cliente, com o objetivo de verificar fluxos de atendimento em diferentes cenários de emergência. A iniciativa aconteceu sem aviso prévio à equipe assistencial e até mesmo à direção, garantindo maior realismo às ações.
O primeiro simulado ocorreu na área externa da unidade, onde uma paciente encenou uma queda no estacionamento. Rapidamente, a equipe de enfermagem mais próxima foi acionada, prestou os primeiros atendimentos e encaminhou a vítima ao setor de Urgência e Emergência, que deu sequência ao protocolo. O exercício foi interrompido pouco antes da realização de um procedimento médico mais invasivo.
“O resultado trouxe uma importante revisão de fluxo: antes, a diretriz previa que uma equipe da Urgência e Emergência fosse acionada para o primeiro atendimento em casos de queda externa. Com o simulado, verificou-se que a resposta é mais ágil quando a enfermagem mais próxima do local presta os cuidados iniciais e, em seguida, conduz o paciente para a unidade de emergência, como ocorreu”, explicou a gerente do setor de Qualidade do Hospital Dr. Jayme, Flávia Fernandes.
Já o segundo simulado envolveu a chegada de uma mulher com um bebê no colo, pedindo ajuda na entrada de pedestres. Antes mesmo de chegar à recepção, ela foi direcionada ao setor de Urgência e Emergência, onde a classificação de risco foi realizada. A enfermeira classificadora seguiu o protocolo e acionou a equipe da maternidade por meio do código azul. Mesmo sabendo que se tratava de um exercício, já que o bebê era um boneco, todos os profissionais mantiveram a conduta de atendimento como em um caso real.
“Os simulados permitem verificar a eficácia dos fluxos de atendimento, além de identificar oportunidades de melhoria. São exercícios que nos colocam à prova em situações inesperadas e nos ajudam a garantir que estamos preparados para agir com segurança e eficiência”, garantiu a gerente do setor de Atendimento ao Cliente, Fabiana Colares.
Para o diretor-geral do Hospital Dr. Jayme, Joubert Andrade da Silva, as ações reforçam o compromisso da unidade com a melhoria contínua e a segurança de pacientes e profissionais de saúde. “Simulados são uma prática constante na unidade. Acreditamos que a ação é uma ferramenta estratégica de gestão da qualidade assistencial. Precisamos saber se estamos preparados para todos os tipos de casos”, completou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245 / 3331-7589
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br