Hospital Dr. Jayme Santos Neves alcança fim de infecções do trato urinário em UTIs

Há nove meses nenhuma ocorrência de infecções primárias de corrente sanguínea é registrada Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. Os resultados são comemorados pela equipe da unidade, que com as melhores práticas hospitalares viu como resultado o fim das infecções do trato urinário (ITU). Isso graças ao ingresso do hospital, em dezembro de 2017, no projeto colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”.
A iniciativa foi do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e contou com a participação do Institute for Healthcare Improvement para sua execução. O projeto selecionou 120 hospitais públicos em todo Brasil para implantação de metas e ações que visam, entre outros objetivos, à redução em 50% das três principais infecções acometidas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).
“A participação no projeto tem sido de grande valia para nós, enquanto profissionais e, principalmente, para nossos pacientes. É importante destacar que, para a medicina, algumas intercorrências são esperadas na evolução clínica dos doentes, um exemplo são as infecções. Com a implantação de metodologias e ações direcionadas vamos, não só alcançar as metas, mas queremos chegar próximo a zero”, destacou a infectologista e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Dr. Jayme, Daniela Feitosa.
O projeto conta ainda com a participação de cinco hospitais de excelência do País: Hospital Moinhos de Vento, Hospital do Coração, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Esses são responsáveis por orientar e monitorar a aplicação de metodologias, pacotes de intervenção e garantir a melhoria contínua dos serviços.
Pequenos ajustes técnicos como otimizar a fixação do tubo orotraqueal, manter a cabeceira da cama elevada entre 30º e 45º, aprimorar a técnica de higiene bucal garantiram bons resultados, mas segundo os médicos, a proposta com o maior alcance na recuperação dos pacientes foi a aproximação com as famílias, por meio da visita estendida, além da inclusão dos familiares nas visitas multidisciplinares.
“O Hospital Dr. Jayme está sob a supervisão do Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul. Além do acompanhamento quase que diário dos nossos números, trimestralmente, a equipe do Moinhos vem à unidade complementar as ações, conhecer in loco nossas dificuldades e traçar novas metas para segurança dos pacientes”, completou o diretor técnico do Hospital Dr. Jayme, Eric Teixeira Gaigher.
O projeto segue até 2020, mas a coordenadora da SCIH acredita que em pouco tempo as metas serão totalmente alcançadas e os resultados serão ainda melhores. “Semanalmente reunimos as equipes para discutir e apresentar os gráficos de evolução. Esse encontro é importante porque podemos ouvir todos que participam e, juntos, buscar a melhoria das boas práticas”, explicou Daniela Feitosa.
Para o diretor técnico da unidade, a participação no projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” traz novas ideias e mais pessoas trabalhando em conjunto. “A diferença, agora, é que com uma consultoria externa com metodologia e acompanhamento dirigido a troca de experiências de sucesso fica ainda maior, mais pessoas pensando e se empenhando para atender o paciente com qualidade e agilidade”, frisou Eric Teixeira Gaigher.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
E-mail: ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br
Tel: (27) 3331-7552