22/09/2016 10h56 - Atualizado em 22/09/2016 14h46

Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria cria Comissão de Controle Interno

O Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria criou uma Comissão de Controle Interno por meio da Portaria 366-S de 19 de setembro 2016. A comissão, composta por membros de vários setores da unidade, vai auxiliar no planejamento anual das aquisições do hospital, na análise das justificativas das aquisições de bens, serviços, consumo e materiais. A iniciativa faz parte dos trabalhos do projeto piloto Choque de Gestão, implantado no hospital, dentro do eixo de “Controladoria”. 

Dentre suas atribuições, a Comissão de Controle Interno deve auxiliar na implantação de normas do Programa de Gestão Documental (Proged/ES), auxiliar na análise dos resultados de licitação e responder demandas da ouvidoria a ser implantado no hospital. 

Para alcançar esses objetivos a Comissão trabalhará com base na Portaria Conjunta Sesa/SEG/Secont/PGE de nº 01 de 06 de julho de 2016, que institui normas e procedimentos para aquisição de bens, materiais e serviços na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Ela também terá como base de trabalho o Decreto nº 3922-R de 04 de janeiro de 2016, que estabelece diretrizes e providências para a contenção e qualificação dos gastos no Poder Executivo Estadual no exercício de 2016, e o Projeto do Governo denominado de Choque de Gestão. 

“O hospital vai evoluir para processos mais eficientes com impactos positivos na utilização do erário público, pois está sendo implantada uma nova cultura de avaliação dos processos internos de trabalho. E o impacto será diretamente na assistência ao nosso usuário”, explicou a presidente da Comissão, a servidora Nelcinea de Faria Goronci. 

Durante a primeira reunião do grupo – que aconteceu nessa terça-feira (20) – o diretor geral do hospital, Enrielton Chaves, apresentou as atribuições destinadas ao Comitê. “Cada membro terá um papel importante nesse Comitê. Por isso é fundamental estimular e envolver todos os colaboradores e usuários nos trabalhos, pois o nosso objetivo é desenvolver um senso de comprometimento e melhoria do controle na gestão”. 

Choque de Gestão

O Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria está desenvolvendo desde o ano passado, o Choque de Gestão, projeto estruturante da Sesa. Diversas entregas já foram realizadas por meio do projeto, que possui cinco grandes eixos: informatização plena, gestão de custos e controladoria, humanização e suprimentos.

Para melhorar o nível da qualidade e fidedignidade da informação, a Informatização Plena foi um dos primeiros eixos a ser posto em prática. Em março, foi disponibilizado aos pacientes o acesso on-line de resultados de exames. Já por meio da humanização, foi estendido o horário de visitas em alguns setores da unidade, dando mais flexibilidade aos visitantes.

Outra entrega desse eixo foi a aplicação da pesquisa de satisfação, que entre seus resultados, apontou que quase 77% dos usuários tiveram seus problemas de saúde resolvidos ao receber o atendimento do hospital. Também ligada ao eixo de humanização, foi implantada a uniformização dos crachás para todos os servidores do hospital, facilitando a identificação do servidor público dentro do estabelecimento de saúde.

Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Isabel Pimentel
isabelpimentel@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard