22/05/2019 09h15 - Atualizado em 22/05/2019 09h16

Hospital Estadual Central promove conscientização sobre doenças da tireoide

Nessa segunda-feira (20), teve início a Semana Internacional da Tireoide, que segue este próximo sábado (25). A mobilização é realizada em todo o País pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), com o intuito de conscientizar sobre a importância do diagnóstico e tratamento da doença, principalmente durante a gravidez, já que o tema da campanha deste ano é “Tireoide e gestação”.


O Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), abraçou o movimento e promoveu uma ação de panfletagem nesta terça-feira (21) para pacientes da instituição. A endocrinologista Alessandra Ferri Casini distribuiu o material informativo da campanha e falou sobre os cuidados com as disfunções tireoidianas.

A tireoide é uma glândula localizada na base do pescoço e produz hormônios essenciais para o organismo. Com foco nas gestantes, a campanha deste ano pede atenção durante a gravidez: “A tireoide do bebê só é formada em torno da 10ª, 12ª semana de gestação. Até esse momento, para todo o desenvolvimento do bebê, é necessário e fundamental que os hormônios tireoidianos da mãe estejam em condições adequadas para que ocorra um bom desenvolvimento do feto”, afirmou a endocrinologista.

ela disse ainda que o período deve ser acompanhado por um especialista. “A orientação para as mulheres que pretendem engravidar é que procurem um especialista e façam um acompanhamento adequado com um endocrinologista durante toda a gestação. Se ela ainda não tem problema, mas tem fatores de risco relacionados a histórico familiar de doença tireoidiana, se ela já operou a tireoide em algum momento, que faça essa avaliação durante a gestação”, explicou.

A médica também alertou para os cuidados com as disfunções tireoidianas em qualquer fase da vida. “Cansaço, queda de cabelo, indisposição e intestino preso podem ser sinais de hipotireoidismo, que é como se a glândula estivesse trabalhando em câmera lenta. Se ela estiver funcionando em excesso, a pessoa emagrece, o coração dispara, cresce o pescoço, aí configura o hipertireoidismo. Ambas as doenças devem ser tratadas, porque trazem problemas maiores para o organismo. O tratamento é simples, mas é preciso procurar um endocrinologista”, destacou.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira
(27) 3636-4733 / 99227-1031
comunicacao@hec.org.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard