08/11/2019 11h06 - Atualizado em 08/11/2019 11h07

Hospital Estadual Central promove reencontro de paciente e cãozinho de estimação

Bichinhos de estimação já se transformaram em membros da família. Na casa do aposentado Jair Hupp, de 72 anos, não é diferente: Bili, o cachorro da casa, roubou o coração do aposentado e dividia até a cama com ele. Juntos dia e noite, ambos sofreram com a distância após Jair ser acometido por um acidente vascular cerebral (AVC), que o levou a ser internado no Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), em Vitória, há mais de 40 dias.

A recuperação do paciente, que é de Guarapari, passou por muitos altos e baixos. Ele está sendo tratado com um protocolo de cuidados paliativos – quando a pessoa tem uma doença que ameaça a vida, visando o bem-estar através da prevenção e alívio do sofrimento imposto pela doença. Durante uma reunião com a família de Jair, surgiu uma solicitação inédita do projeto “O que importa para você? ”: a possibilidade de visita do Bili.

Depois do AVC, o idoso teve os movimentos e a fala comprometidos, mas entende bem o que acontece ao seu redor. Ao ouvir que poderia receber uma visita tão especial, começou a chorar. Foi aí que a equipe de Psicologia do HEC decidiu, então, que era hora de promover esse reencontro.

O filho do paciente, Leonardo Hupp, de 38 anos, contou como é a relação do pai e o cachorro no dia a dia: “Eu ganhei o Bili, mas ele acabou ‘adotando’ meu pai. Em casa eles não se desgrudam. Papai saía para andar de bicicleta e Bili o acompanhava apoiado em seu ombro. À noite, eles dormiam na mesma cama, abraçados”.

E foi na tarde desta quinta-feira (07), que Jair e Bili puderam estar novamente perto um do outro. Com a família toda reunida, o aposentado pode matar a saudade e passar um tempo perto de quem ama.

O que importa para você?

Desde 2016, o HEC desenvolve a campanha “O que importa para você? ”, uma ferramenta de humanização baseada em conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes. Através dela, é possível criar um elo de compaixão e empatia entre eles e aprimorar o cuidado de saúde e assistência social, com base no que realmente importa para o paciente.

Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)

A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é uma entidade filantrópica e Organização Social de Saúde (OSS) fundada em 1922 no Brasil. A instituição concentra atividades nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, formando uma rede a serviço da vida.

Desde 2011, a ACSC é a responsável pelo gerenciamento do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), localizado no Centro de Vitória, garantindo 100% de atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

 (27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira

comunicacao@hec.org.br

(27) 3636-4733 / 99227-1031

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard