13/04/2018 17h47 - Atualizado em 18/04/2018 13h28

Hospital Estadual Central proporciona visita especial a paciente

O projeto “O que importa para você?”, implantado no Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC) em 2016, consiste em muito mais do que atender desejos e pedidos. O projeto cria um elo de compaixão e empatia, aprimorando o cuidado de saúde de forma humanizada, com base no que realmente importa para o paciente.

Foi o que aconteceu nesta quinta-feira (12), quando a diretora técnica do HEC, Andrea Saliba, e a equipe da unidade de tratamento vascular perceberam a vontade de uma paciente de rever um de seus filhos.

Sebastiana Teixeira, de 77 anos, está em cuidados paliativos – assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida – e o único dos oito filhos que ainda não tinha visitado a paciente está preso em uma penitenciária de segurança máxima da Grande Vitória.

Sabendo que mãe e filho poderiam não ter uma nova oportunidade de se encontrarem, a diretora conseguiu permissão para a visita do preso. Foi um momento de comoção em que o projeto “O que importa para você?”, mais uma vez, pode fazer diferença na vida das pessoas.

“A visita foi uma forma de proporcionar um cuidado humanizado em um momento em que enxergamos as necessidades da paciente para além de sua doença. Isso vai ao encontro da proposta do projeto ‘O que importa para você?’ e dos cuidados paliativos”, explica o psicólogo clínico do HEC, Marcos Vilaça.

O Hospital Estadual Central é gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) e está localizado na região do Centro de Vitória, próximo ao Parque Moscoso.

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira

E-mail: comunicacao@hec.org.br

Tel: (27) 3636-4733 / 99227-1031

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard