14/11/2019 12h12 - Atualizado em 14/11/2019 17h47

Hospital Estadual Central realiza I Simpósio de Lesões de Pele

O Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), realizou, nessa quarta-feira (13), o I Simpósio de Lesões de Pele. O evento, que teve inscrições gratuitas, aconteceu no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, Vitória.

A segurança do paciente, que foca no desenvolvimento de práticas para eliminação de riscos na assistência em saúde, foi o tema da primeira palestra do dia. A médica do setor de Qualidade e Núcleo de Segurança do Paciente do HEC, Cristiana Costa Gomes, abordou o assunto relacionando-o ao atual momento das lesões de pele tratadas na instituição e o que vem pela frente.

Na sequência, a gerente de Enfermagem do hospital, Samia Varejão, falou um pouco sobre a Comissão de Estudos e Avaliação de Pele (CEAP). Desde 2010, esse comitê realiza atividades educativas com foco no indivíduo, na família e na comunidade, colaborando para a redução ou eliminação dos fatores que levam o paciente a desenvolver lesões de pele.

A visão do paciente sobre o tratamento também é valorizada no HEC, que proporcionou a oportunidade ao jovem Eliab da Silva Santos, de 19 anos, de dividir sua história com a plateia. Ele contou sobre o longo período para tratar a lesão profunda que tinha e como foi importante participar ativamente desse momento.

A nutrição é outro fator importante que interfere na cicatrização de lesões de pele e o assunto foi discutido pela médica nutróloga Gilmaria Millere Tavares. Já o manejo de feridas crônicas foi abordado pelo médico infectologista Bil Bassetti, que atua no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HEC.

Já a enfermeira estomaterapeuta Mariana Guillen veio de Belo Horizonte, em Minas Gerais, para compor o time de profissionais. Ela apresentou as palestras “Dermatite associada à incontinência e lesão por pressão – O desafio do diagnóstico diferencial” e “Lesões de pele associadas à umidade – MASD: conceito, prevenção e tratamento”, encerrando o evento.

Para a nutricionista clínica Luciana Vassallo, que estava na plateia, a ocasião foi de muito aprendizado. “Achei inovador por dividir o tratamento de feridas com outras áreas além da enfermagem, como a abordagem multidisciplinar explanada pelo infectologista com a exposição de um caso clínico – vida real da prática clínica de todos os profissionais envolvidos. Também tratou de uma situação que é tão incômoda e dolorosa para os pacientes e seus familiares, com o caso clínico de sucesso contado pelo próprio paciente. Muito recompensador para toda a equipe que trabalhou com ele tanto tempo, provando que o vínculo paciente – profissional de saúde faz toda a diferença no cuidado”, concluiu.

 

Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)

A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é uma entidade filantrópica e Organização Social de Saúde (OSS) fundada em 1922 no Brasil. A instituição concentra atividades nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, formando uma rede a serviço da vida.

Desde 2011, a ACSC é a responsável pelo gerenciamento do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), localizado no Centro de Vitória, garantindo 100% de atendimento a pacientes do SUS.

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira

E-mail: comunicacao@hec.org.br

Tel: (27) 3636-4733 / 99227-1031

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard