22/09/2020 14h21 - Atualizado em 22/09/2020 14h22

Hospital Estadual Central ultrapassa 10 mil atendimentos de AVC

Referência no atendimento às vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) no Espírito Santo, o Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC) alcançou, neste mês de setembro, 10 mil atendimentos para esta especialidade.

Inaugurada em 2012, a Unidade de AVC já registrou seis mil internações e proporcionou tratamentos de primeiro mundo aos pacientes. Foram realizadas quase mil trombólises venosas, procedimento que consiste na administração de um medicamento pela veia do braço do paciente, sendo levado pelo sistema circulatório até o cérebro para tentar dissolver o coágulo que entope a artéria e normalizar a circulação cerebral. Devido ao risco de sangramento, este só pode ser realizado em até quatro horas e meia após o início dos sintomas de AVC.

Já a trombectomia mecânica – um cateterismo cerebral, no qual é introduzido um cateter pela virilha, que vai de alcance ao cérebro do paciente para retirada do trombo responsável por entupir a artéria, causando sintomas do AVC – foi realizada em 485 pacientes. Este procedimento pode ser realizado até oito horas depois que começaram os sintomas.

Para o neurologista e coordenador da Unidade de AVC do HEC, José Antônio Fiorot Junior, chegar a marca de 10 mil atendimentos é sinônimo de produtividade e eficiência. “Desde o início sabíamos que os desafios eram grandes, mas o apoio da direção do HEC, da equipe de neurologia clínica e multiprofissional, além do serviço de neurointervenção, com os neurocirurgiões, foi e continua sendo fundamental. Eu considero isso um projeto de vida e pretendo manter isso enquanto tiver condições de trabalhar dentro de um hospital”, disse.

A neurologista Rubia Sfalsini, que também é coordenadora da unidade, destaca outro elemento importante nesta caminhada. “Recebemos muitos feedbacks positivos de pacientes e acompanhantes, que demonstram um grau de satisfação elevado com o serviço prestado. Ver a melhora desses pacientes e saber que contribuímos com isso é motivo de satisfação”, afirmou.

“Sou muito grata por todo esse tempo de trabalho dentro do HEC, em que conseguimos firmar uma parceria em equipe que reflete nos bons resultados alcançados com pacientes. Nos últimos meses, foi perceptível um estreitamento nesses laços e vimos como é importante trabalhar em equipe e que mesmo nas adversidades conseguimos manter um trabalho de qualidade que foi muito útil para a população”, pontuou Rubia Sfalsini.

A celeridade e experiências de sucesso apresentadas pela equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos tornou o HEC um dos centros de referência de atendimento a essa especialidade no País e o principal do Espírito Santo. O hospital é o único da rede estadual que possui neurologistas de plantão 24 horas apenas para atender casos de AVC, além de uma unidade totalmente estruturada.

Números expressivos durante a pandemia

Em decorrência das alterações impostas pela pandemia da Covid-19, a equipe de neurologia e neurointervenção do HEC se tornou responsável por atender todas as emergências  relacionadas a episódios de AVC que antes eram distribuídas para outros hospitais do Estado.

“Desde março, o cenário mudou e passamos a realizar de 200 a 250 atendimentos a pacientes trazidos pelo SAMU por mês, quantidade que antes da pandemia era, em média, 100 atendimentos. Já as internações na unidade de AVC do hospital subiram de 70 para 160 mensalmente”, declarou Fiorot.

Para permitir a oferta de atendimento com qualidade para toda essa nova demanda, o HEC implementou mudanças na rotina assistencial. As equipes presenciais de neurologia e neurocirurgia tiveram o número de plantonistas dobrado, e também houve aumento dos profissionais da equipe de clínica médica e da equipe multidisciplinar.

 

Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)

A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é uma entidade filantrópica e Organização Social de Saúde (OSS) fundada em 1922 no Brasil. A instituição concentra atividades nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, formando uma rede a serviço da vida.

Desde 2011, a ACSC é a responsável pelo gerenciamento do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), localizado no Centro de Vitória, garantindo 100% de atendimento a pacientes do SUS.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira

comunicacao@hec.org.br

(27) 3636-4733

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard