Hospital Estadual Central ultrapassa 5 mil atendimentos de AVC

A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC) do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC) alcançou a marca de 5 mil atendimentos. A unidade é referência na especialidade.
Esses atendimentos geraram cerca de 3 mil internações, com a maioria dos pacientes trazidos via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Para tratar os que ainda encontram-se na fase aguda da doença, foram realizados 457 procedimentos, sendo 327 trombólises venosas, 48 trombectomias mecânicas e 82 terapias combinadas.
“O tratamento do AVC nas primeiras horas após o início dos sintomas é fundamental para a recuperação do paciente. Quanto mais tempo passa, mais neurônios vão morrendo. Para se ter uma ideia, dois milhões de neurônios morrem a cada minuto após a ocorrência do AVC. Os resultados dos tratamentos são mais eficientes quando conseguimos agir no início dos sintomas”, explicou o neurologista e coordenador da UAVC do HEC, José Antonio Fiorot Junior.
Unidade de AVC
A UAVC do HEC disponibiliza atendimento geral e específico ao AVC agudo, como trombólise venosa, trombólise intra-arterial, trombólise mecânica, atendimento multidisciplinar e ambulatório neurológico, para seguimento dos pacientes submetidos a trombólise e anticoagulação.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira
E-mail: comunicacao@hec.org.br
Tel: (27) 3636-4733
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643