Hospital Estadual de Urgência e Emergência arrecada mais de 2,5 mil peças para pacientes
x.jpg?v=638729831281820950)
Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, deram um show de solidariedade, arrecadando mais de 2.500 peças, entre roupas e calçados, que serão destinadas para pacientes atendidos no hospital. Os principais beneficiados serão pessoas que vivem em situação de rua ou com vínculos familiares fragilizados, que estão de alta hospitalar.
A Gincana Solidária do HEUE esteve atrelada à campanha desenvolvida pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade que administra o Hospital e promove a Campanha do Agasalho em todas as unidades gerenciadas pela instituição. Neste ano, a campanha foi inspirada em personagens de histórias em quadrinhos, como símbolo do altruísmo e na ajuda ao próximo.
As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) – que contam com 103 colaboradores nos setores A e B – foram as que arrecadaram mais peças. O resultado da Gincana foi apresentado nesta quarta-feira (17) e a equipe vencedora recebeu um troféu, simbolizando a participação e o desempenho.
Segundo o coordenador de enfermagem, Ivens Guimarães, uma força-tarefa foi desenvolvida pelos colaboradores, com objetivo de arrecadar o máximo de roupas possíveis. “Conseguimos doações de familiares, vizinhos e amigos. Foi uma disputa bem saudável e com um propósito: ajudar quem necessita”, disse.
A assistente social do hospital, Sarah Hintz, explicou que a ideia da Gincana Solidária se deu a partir das solicitações que chegavam no Serviço Social. “A necessidade de roupas para auxiliar na desospitalização sempre foi uma demanda do Serviço Social, que nos levava a pensar em formas de arrecadação. Com a iniciativa da Pró-Saúde em promover anualmente a Campanha do Agasalho, resolvemos ampliar a ação, envolvendo os colaboradores, como objetivo de incentivar a solidariedade e ainda contemplar o máximo de doações”, contou.
Segundo Sarah Hintz, a quantidade de doações superou a expectativa, permitindo atender por mais de um ano os pacientes assistidos no hospital. “Nosso hospital tem uma equipe bem engajada nos desafios que são propostos, dessa vez não foi diferente. Ficamos muitos felizes e gratos pela solidariedade dos nossos colegas. Antes, tínhamos dificuldade de encontrar roupas e calçados, mas dessa vez, temos a oportunidade de fazer as doações, de acordo com o tamanho, idade e perfil do paciente”, concluiu.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil.
Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)
(27) 3194-0122
comunicacao.heue@heueprosaude.org.br