24/09/2021 15h10

Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ cria projeto ‘Experiência do Paciente’ para ampliar atendimento humanizado

Pensando nas características e experiências individuais de cada paciente, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, em Vitória, inaugurou um novo projeto que pretende tornar mais leve e agradável o período de internação.  A “Experiência do Paciente” une as peculiaridades de cada indivíduo com as possibilidades de realizar os desejos dos pacientes, como, por exemplo, ver alguém da família por um tempo maior, comer algo diferente, receber livros ou materiais para artesanato. Cada caso é avaliado pela equipe multidisciplinar, conta com parecer médico e, dentro das possibilidades, os desejos são atendidos.

Para inaugurar o projeto, a paciente Márcia Helena de Jesus recebeu uma festa de aniversário no leito com direito a bolo, cartazes, balões e toda a equipe cantando o hino “Eu cuido de ti”, uma de suas músicas favoritas. Além, é claro, do tradicional “parabéns”. A capelã do hospital, Elizabeth Pavão, fez uma oração com a família e com a equipe, outro momento de grande emoção para todos os presentes.

Internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde o dia 05 de setembro, após ter sido vítima de um atropelamento, a paciente ficou muito feliz com a surpresa. Um dos grandes momentos da experiência de Márcia Helena de Jesus foi a presença da filha Rayane de Jesus Santana e do marido Siderli Martins, na homenagem.

Muito emocionados, eles agradeceram a Deus pela oportunidade que a paciente teve de continuar viva e mostraram grande alegria com o atendimento e o carinho que a paciente recebe no hospital. “Estamos muito felizes com a recuperação dela e em poder estar aqui comemorando mais um ano de vida e, agora, comemorando também esse livramento que ela recebeu. Muito obrigada por tudo que vocês têm feito por ela, o tratamento que ela recebe, o carinho, todos os cuidados. Não temos palavras para agradecer. A equipe do hospital São Lucas é maravilhosa”, disse Rayane.

A gestora assistencial, Emanuelle Vescovi, idealizadora do projeto, explica que a ideia é tornar o momento de internação mais fácil e leve, não só para os pacientes, mas também para a família. Segundo ela, as próximas ações já estão em andamento e, em breve, mais experiências emocionantes vão se tornar realidade.

“Precisamos entender que cada pessoa é única para ampliar a promoção da saúde. Quando conseguimos enxergar as particularidades de cada um, temos a possibilidade de oferecer um tratamento personalizado e diferente. Isso faz com que ele crie laços e fortalece a relação paciente-profissional de saúde”, destacou Emanuelle Vescovi.

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia Santos

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"
Rayza Fontes
imprensa@heue.aebes.com.br