03/01/2023 17h04

Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ realiza 10 mil cirurgias em um ano

O ano de 2022 chegou ao fim com resultados positivos do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória. No ano passado, a unidade alcançou importantes números em procedimentos e atendimentos, além do reconhecimento nacional, com prêmios que confirmam a sua excelência.

No mês de novembro, o hospital bateu o recorde de cirurgias realizadas, com 905 procedimentos, com uma média de mais de 30 cirurgias/dia. No mês de agosto, o recorde foi de atendimento ambulatorial, com 2.205 atendimentos. Já no mês de março, o recorde ficou por conta do atendimento de urgência, com 5.065 atendimentos.

Ao longo do ano, o Hospital São Lucas foi contemplado com dois prêmios de expressão nacional, o ‘UTI Eficiente do sistema Epimed’ e o prêmio ‘Black Diamond’, da 3M, que atestam a eficiência e qualidade da unidade no serviço hospitalar à população capixaba.

O ano também foi marcado também pela comemoração de dois anos da gestão Aebes no hospital, com um culto de ação de graças relembrando momentos marcantes desse período e sonhando com novos projetos para o futuro.

“Em dois anos ganhamos prêmios, batemos recordes, aprimoramos nossos conhecimentos, participamos de projetos de expressão nacional, ganhamos destaque na mídia como um hospital de excelência e mudamos a imagem que a população capixaba tinha do hospital. Foi um ano desafiador, mas de muitas conquistas. Estamos gratos a Deus, a equipe e animados para continuar dando o melhor aos capixabas em 2023”, emocionou-se a diretora geral, Cynthia Milanez.

 

Importantes dados

Em 2022, o volume no atendimento de Urgência e Emergência aumentou 16% quando comparado ao ano anterior, totalizando o expressivo número de 56 mil pacientes atendidos.

Com a implementação e consolidação de novos processos, o hospital São Lucas realizou 10 mil cirurgias, mais de 20 mil atendimentos ambulatoriais e mais de 140 mil exames de imagem – radiografia, tomografia, ultrassonografia, ecodopler e ecocardiograma.

Após a constituição do Conselho de Residência Médica (Coreme) e a abertura da instituição para Escolas Técnicas e Faculdades, em parceria com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), 1.691 alunos dos cursos de Medicina, Odontologia, Serviço Social, Psicologia, Farmácia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Nutrição e Técnico de Enfermagem passaram pela instituição em 2022.

E com a participação dos acadêmicos foi possível ampliar diversas campanhas de conscientização sobre os mais variados temas, contribuindo para a melhor assistência aos pacientes e acompanhantes, bem como para a formação dos profissionais responsáveis pelo futuro da saúde capixaba.

 

Reconhecimento

Os bons resultados extrapolaram as barreiras do Espírito Santo e o hospital foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) para mostrar a experiência do atendimento no Congresso Anual, realizado em outubro de 2022, no Rio de Janeiro.

O diretor-técnico Alexandre Bittencourt apresentou para os profissionais de todo país o case de gestão bem-sucedida de um hospital público capixaba, compartilhando experiências positivas e agregando novas experiências e ideias para 2023.

No mês de novembro, o diretor foi escolhido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) para apresentar a experiência de atendimento no hospital e compartilhar com profissionais de todo o Estado as estratégias responsáveis por melhorias significativas na quantidade e na qualidade do atendimento e dos serviços ofertados pelo São Lucas.

“É motivo de muito orgulho para nós do hospital recebermos esse tipo de convite, para partilhar a nossa experiência e sermos considerados um caso de sucesso. Os prêmios são um reconhecimento que nos deixam mais motivados a melhorar os processos e a investir cada vez mais em treinamentos e aperfeiçoamento dos processos”, comemorou Bittencourt.

Uma outra conquista em 2022 foi o reconhecimento das Unidades de Terapia Intensiva com o “UTI Selo Ouro” concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a indicação ao Prêmio Excelência em Saúde 2022.

Além disso, o Hospital São Lucas, escolhido pelo Ministério da Saúde para o desenvolvimento do projeto do ‘PROADI SUS: Reestruturação dos Hospitais Públicos’, recebeu o aval e elogios para prosseguir com o projeto em 2023, uma vez que superou as metas estabelecidas pelo programa.

 

Expansão dos projetos de humanização e pesquisa de satisfação 

Nem só de bons resultados numericamente visíveis foi feito o ano de 2022 no hospital São Lucas.

Os programas de humanização foram expandidos e consolidados com a implementação de ações para sensibilização da doação de órgãos; com o Projeto Bazar Solidário, que angariou doações para as vítimas das chuvas fortes que atingiram o Estado nos meses de novembro e dezembro; o Projeto HEUE Itinerante, que levou temáticas como acidentes domésticos e a doação de órgãos para serem debatidas em escolas de Vitória; e a Ouvidoria, que funciona 24h com visita informatizada à beira leito.

A prova de que os projetos de humanização estão atingindo o objetivo, que é assegurar a satisfação dos pacientes atendidos na instituição, foram os resultados nas pesquisas de satisfação: 98% dos entrevistados consideraram o serviço muito bom e 83% de pacientes que estavam retornando para consultas, exames ou cirurgias declararam-se muito satisfeitos.

Em 2022 também foi realizada, em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), a primeira Campanha de Doação de Sangue na história do Hospital São Lucas. Ao todo, 202 voluntários participaram, contribuindo com 131 bolsas de sangue e 81 cadastros para doadores de medula.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br  

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ (HEUE)
Rayza Fontes
imprensa@heue.aebes.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard