12/07/2019 15h45 - Atualizado em 12/07/2019 15h46

Hospital Estadual Dr. Jayme inaugura “Bazar Solidário”

O mês de julho foi um marco para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. O sonho da realização de um bazar solidário saiu do papel e ganhou a praça principal da unidade. Acompanhantes, visitantes, funcionários e pacientes participaram da ação que tem por objetivo desenvolver ações e ofertar materiais de cuidados e bens de consumo aos pacientes que necessitam da desospitalização.

De acordo a coordenadora da Equipe Multidisciplinar, Luana Felix, os recursos arrecadados serão investidos na ajuda aos pacientes e familiares em situações de vulnerabilidade socioeconômica. “A equipe multidisciplinar faz o atendimento diário de inúmeros casos em que o processo de desospitalização poderia ser mais ágil com a aquisição de pequenos bens e materiais, por exemplo. Entretanto, os pacientes e familiares, sem condições para compra desses produtos, ocupam um leito que poderia ser de algum outro paciente que esteja necessitado, afinal de contas, somos um hospital porta aberta”, explicou a coordenadora da Equipe Multidisciplinar.

Luana Felix exemplificou esses pequenos bens e materiais, que podem ser um par de muletas ou cadeiras de banho. “O Estado, por meio do Crefes, fornece todos esses bens, entretanto, quando temos recursos em caixa, a agilidade para aquisição desses produtos é facilitada e o paciente que levaria alguns dias para ir para casa, tem sua alta hospitalar agilizada. O dinheiro arrecadado com o bazar será usado com essa finalidade”, justificou Luana Felix.

A coordenadora do setor de Projetos Sociais do Hospital Dr. Jayme, Marta Almeida, ajudou na construção da Instrução Normativa que institucionaliza o “bazar solidário”. Ela contou como foi o processo de desenvolvimento e execução do projeto.

“A realização do ‘bazar solidário’ era um sonho antigo da direção do Hospital Dr. Jayme por entender que o usuário necessita de saúde integral, inclusive no momento da alta hospitalar. Hoje conseguimos, com a ajuda de vários setores da unidade, dos voluntários do setor de Projetos Sociais e principalmente com a doação dos produtos, transformar em realidade”, descreveu Marta Almeida.

O “bazar solidário” do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves acontece duas vezes por mês, em datas que serão divulgadas com antecedência, e será montado na praça principal da unidade, local onde acompanhantes, visitantes, funcionários e pacientes têm acesso livre. Esse mês, a procura foi tanta que as organizadoras decidiram estender para um terceiro dia a ação.

“Tivemos uma surpresa agradável quando percebemos a quantidade de pessoas que visitaram o bazar. Os valores são bem acessíveis e os produtos em ótimo estado, o que garante que todos fiquem satisfeitos. Tivemos até pacientes interessados em participar, o que nos alegra e motiva o nosso trabalho” contou Marília Ribeiro, assistente social do Hospital Dr. Jayme e uma das organizadoras do projeto.

“Bazar Solidário” do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

O Bazar Solidário do Hospital Dr. Jayme acontece duas vezes por mês com o objetivo de captar recursos financeiros para ajudar pacientes e familiares em situações de vulnerabilidade socioeconômica, contribuindo com o acompanhamento das famílias e pacientes e agilizando o processo de desospitalização.

No mês de agosto, a ação vai acontecer nos dias 08 e 09 e você pode participar doando produtos e materiais que estejam em bom estado e que não utilize mais. Informações no telefone: (27) 99847-7255.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

E-mail: ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

Tel: (27) 3331-7552

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard