Hospital Estadual Dr. Jayme promove ação de humanização aos pacientes e acompanhantes no final do ano
Com o objetivo de proporcionar um acolhimento especial e humano, a equipe multidisciplinar do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, promoveu, nessa terça-feira (17), a “Ação de Humanização” dedicada aos pacientes internados e seus acompanhantes. O objetivo da ação foi criar um ambiente acolhedor e repleto de cuidados para aqueles que enfrentam o período das festas de final de ano longe de casa.
A iniciativa mobilizou toda a unidade e contou com a colaboração de voluntários que ofereceram diversos serviços de bem-estar. Durante as atividades, os pacientes puderam receber cortes de cabelo profissionais, tanto masculino quanto feminino, proporcionados por cabeleireiros voluntários, enquanto os acompanhantes foram contemplados com sessões de massoterapia, promovendo relaxamento e alívio para o corpo e a mente.
“Vou passar o Natal aqui acompanhando minha mãe e poder cortar o cabelo me deixou mais feliz, sem dúvida. Acho que agora estou pronta”, disse Patrícia Silva, filha de uma paciente internada.
A ação foi pensada para gerar valor emocional e físico, proporcionando momentos de cuidado e alívio em meio ao ambiente hospitalar, e trazendo um pouco da magia das festas para dentro da unidade. Cerca de 500 pessoas, entre pacientes e acompanhantes, foram atendidas.
“Nosso objetivo é sempre proporcionar o melhor atendimento possível, não apenas do ponto de vista clínico, mas também emocional. Sabemos que o final de ano é um momento desafiador para quem está internado, e a nossa ação de humanização é uma forma de trazer um pouco de alegria e cuidado para essas pessoas”, explicou o psicólogo da unidade e um dos organizadores da ação Diego Sodré.
Capelania leva música aos pacientes
Ainda nesta semana, a Capelania Hospitalar, em parceria com grupos de música voluntários, promoveu uma ação especial para levar alegria e conforto aos pacientes internados no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. A Capelania Hospitalar tem o compromisso de promover o conforto e esperança para os pacientes.
“O grupo de instrumentistas da Congregação Cristã no Brasil (CCB), formado por talentosos músicos voluntários, percorreu os setores de internação, oferecendo aos pacientes momentos de emoção e descontração por meio da música. As melodias, cuidadosamente escolhidas, ajudaram a criar um ambiente acolhedor e tranquilo, proporcionando alívio e bem-estar durante o período de internação”, disse o capelão do Hospital Dr. Jayme, Thagner Kuster.
A ação foi parte de um esforço contínuo da Capelania Hospitalar do Hospital Estadual Dr. Jayme, que busca promover o cuidado integral dos pacientes, oferecendo não apenas tratamento médico, mas também apoio espiritual e emocional.
“Este é um momento muito especial para todos nós. A música tem o poder de tocar a alma e proporcionar alívio emocional, principalmente em momentos delicados como os que os pacientes enfrentam dentro do hospital”, lembrou a médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Érica Juliane.
O capelão Thagner Kuster lembrou também da importância do voluntariado para que as ações sejam realizadas. “Com o apoio de voluntários, iniciativas como essa tornam-se fundamentais para fortalecer o ambiente hospitalar e promover a cura não apenas do corpo, mas também da mente e do espírito”, disse.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245 / 3331-7589
assessoria.imprensa@hejsn.aebes.org.br