08/04/2020 12h31 - Atualizado em 08/04/2020 12h32

Hospital Estadual Dr. Jayme recebe doação de 300 viseiras 3D para profissionais da saúde

No Espírito Santo, os primeiros casos de transmissão comunitária pelo novo Coronavírus já foram registrados, isso significa que não há como identificar a origem da contaminação. Desta forma, os meios de contágio da doença se tornam cada vez maiores entre a população e os cuidados precisam ser redobrados. Em meio à pandemia, uma boa notícia vai colaborar na assistência aos pacientes com a doença.

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, recebeu na manhã de quinta-feira (02), a doação de 30 kits contendo viseiras de proteção facial 3D, as chamadas face shield, um dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) utilizados por profissionais da saúde envolvidos no tratamento de combate ao coronavírus.

A iniciativa partiu de um grupo de engenheiros do Estado, que se uniu a empresários e makers (profissionais que trabalham com impressora 3D) que colocaram em prática a demanda de colegas que trabalham na área da saúde. Ao todo estão reunidos na causa cerca de 50 voluntários. O engenheiro mecânico de 26 anos, Allan Cypriano Doelinger Assad, é um deles.

“Eu e um grupo de amigos nos unimos de forma totalmente voluntária para ajudar o Estado na luta contra o novo Coronavírus. Criamos o grupo ‘Escudo Solidário’ que é formado por nós, engenheiros, responsáveis pela elaboração dos projetos; pelos empresários, que ajudam com a logística e doação de materiais; e pelos makers, que fabricam o suporte para os protetores faciais”, explicou.

Allan Assad fez questão de ressaltar que o Hospital Dr. Jayme está em primeiro lugar na lista dos hospitais que receberão as doações pelo fato de ser a principal referência para o tratamento da doença no Espírito Santo. “Neste primeiro momento distribuímos esses kits de EPI’s totalizando cerca de 300 viseiras. Cada kit contém 10 viseiras protetoras e um manual especialmente elaborado com dicas de limpeza do equipamento. A viseira, por sua vez, é formada pelo acetato (que é o material de proteção frente ao rosto) e pelo suporte para este acetato. Além do Jayme, pretendemos também atender a todos os outros hospitais públicos e privados do Espírito Santo. As doações serão realizadas de acordo com a necessidade das unidades”, concluiu o engenheiro.

A entrega dos kits ao Hospital Dr. Jayme foi feita pelo engenheiro e também por Edna Maria Araújo Andrade, de 34 anos, uma das empresárias envolvidas no trabalho. Ela possui uma papelaria especializada em festas e é a responsável pelo fornecimento dos acetatos que compõem a viseira.

“Estou muito realizada. Se cada um fizesse a sua parte teríamos menos problemas. Os profissionais de saúde que precisam estar de frente devem estar bem protegidos, por isso resolvemos ajudar”, disse a empresária.

Segundo a diretora assistencial do Hospital Dr. Jayme, Poliana Petersen, a iniciativa destes voluntários foi de extrema importância. “Estamos imensamente agradecidos. Prezamos muito pela saúde do nosso colaborador. Este equipamento doado é um item a mais de EPI e o objetivo dele é realmente proteger o profissional das gotículas expostas do paciente com coronavírus. Por isso, os voluntários precisam estar cientes da dimensão que o trabalho deles possui. Além dessas doações, o hospital também recebeu da empresa Sertão Fibras um total de 35 máscaras PFF2. Agradecemos muito a todos que estão se sensibilizando”, finalizou Poliana Petersen.

Referência COVID-19

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, neste momento, se destaca como hospital referência para o atendimento de pacientes graves com suspeita e diagnóstico para o novo Coronavírus, inclusive as gestantes. Além disso, mantém funcionando alguns serviços que já são referência na unidade, como Maternidade de Alto Risco, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

Informações à imprensa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes