24/02/2022 15h04

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves completa nove anos de funcionamento

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado no município da Serra, completou nove anos de funcionamento, nesta quarta-feira (23), e os motivos para celebrar não faltam. Os números da unidade surpreendem, mas são as histórias de pacientes que comovem e emocionam funcionários, gestores e a população do Espírito Santo.

“Como não lembrar o caso do policial civil baleado durante o serviço que teve o peito aberto e o coração massageado pelo cirurgião de plantão ainda na Sala de Choque, salvando sua vida?”, lembrou o diretor geral do Hospital Dr. Jayme, Rogerio Griffo.

Outra história que chama atenção é a da paciente vítima da Covid-19 que teve o parto gemelar antecipado para salvar a vida de mãe e filhas. “Em meio a tantas vítimas da Covid-19, a história da Bárbara é muito lembrada. Grávida de gêmeas, teve a gestação interrompida prematuramente para que mãe e as filhas fossem salvas”, recordou a diretora técnica do Hospital Dr. Jayme, a médica Juliana Tavares.

As histórias se confundem com os desafios enfrentamos pela unidade ao longo desses anos. Construído para ser referência em traumas ortopédicos e neurocirúrgicos, gestação de alto risco materno e fetal e ainda dispor de um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) com atendimento para todo o Estado, a unidade teve seu perfil alterado, em março de 2020, para que a população capixaba tivesse uma resposta rápida, segura e eficaz contra a pandemia do novo Coronavírus.

“A Secretaria da Saúde agiu estrategicamente e garantiu que o Espírito Santo tivesse uma das melhores gestões da Covid-19 no País. Nenhum capixaba ficou desassistido e o Estado ainda teve condições de garantir o atendimento para pacientes de outros estados”, relembrou o presidente da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), organização social que administra o Hospital Jayme, pastor Rodrigo André Seidel.

Ao longo desse período foram mais de 14.500 pacientes vítimas da Covid-19 e quase 108 mil pacientes de outras especialidades atendidos. Foram cerca de 347 mil consultas ambulatoriais, mais de 855 mil exames realizados e 184.678 mil cirurgias. Hoje, a unidade conta com 2.424 funcionários diretos que trabalham diuturnamente para garantir a qualidade da assistência, atendimento humanizado e seguro a todos os pacientes.

Ação de Graças ao Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Os nove anos foram celebrados, nesta quarta-feira (23), com um momento de Ação de Graças no auditório da unidade. A celebração reuniu funcionários, gestores, representantes da Aebes e da Secretaria de Saúde.

O subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, parabenizou pelo trabalho desenvolvido. “Agradeço a Deus pela vida de cada um de vocês que faz com que, efetivamente, esse hospital cuide da saúde das pessoas. A qualidade da prestação do serviço aqui é reconhecida pela população capixaba”, afirmou.

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai